Você está aqui: metodista Portal de Publicações Científicas Educação e Linguagem Educação e Linguagem 08 Inovações educacionais e organização dos espaços e dos tempos em instituições de educação infantil

Inovações educacionais e organização dos espaços e dos tempos em instituições de educação infantil

Lindamir Cardoso, Vieira Oliveira

Resumo

As escolas de educação infantil estão sendo premidas por novas exigências que vão desde ampliação das vagas, mudanças de secretarias municipais (do Desenvolvimento Social para Educação), passando pela questão do qualidade do trabalho realizado, pelo desenvolvimento profissional dos docentes e gestores, pela forma de organizar-se internamente e de relacionar-se com as famílias e a comunidade. Este estudo pretende contribuir com a discussão de questões da gestão destas escolas no âmbito da especificidade exigida pela criança e em contextos que exigem mudanças. É parte do projeto de pesquisa intitulado Gestão Democrática e Inovação da Prática Pedagógica das Escolas. Pretende-se, num primeiro momento, buscar uma interlocução com alguns autores que abordam a questão da inovação das organizações escolares e, posteriormente, delinear algumas tendências presentes na prática pedagógica na EI nas últimas décadas, colocando alguns referenciais para a questão que nos interessa mais de perto, que é abrir possibilidades na inovação da organização dos espaços e tempos, em particular, nas instituições que atendem crianças de 4 à 6 anos.

Palavras-chave: gestão educacional; educação infantil; organização do trabalho pedagógico escolar.


Abstract

Children education schools are being pressed by new demands that range not only from the increase of vacancies and the changes of Municipal offices (from Social Development to Education) , but also from the question of quality of the works done, by the staff and Managers' professional development and also the way they organize themselves internally and in relation to the families and community.This study intends to contribute with the discussion of the questions in relation with the management of these schools in the field of specificity that the child demands and the contexts which demand changes.It is part of the research project named Gestão Democrática e Inovação da Prática Pedagógica das Escolas [Democratic Management and Innovation of the Pedagogical Practice of the Schools]. It is intended first to find an interlocution with some authors who approach the topic of the innovation school organizations and after to delineate some tendencies found in the pedagogical practice at CE in the last decades referring to the question that matters us most, which is to increase the possibilities of the innovation of the organizations of the spaces and times, especially in the Institutions that assist children from 4 to 6 years old.

Key-words: educational management, children's education; organization of the school pedagogical work


Lindamir Cardoso Vieira Oliveira - PPG/Mestrado em Educação _ Universidade Metodista de São Paulo. E-mail: lindamir@metodista.br