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Músicas infantis e a representação que a criança faz da linguagem/escrita

Ademar da Silva

Resumo

Neste trabalho analisamos textos, resultantes da atividade de escrita de letras de músicas infantis, produzidos por préescolares, para verificar até que ponto, em contexto delimitado por frases musicais cantadas, as propostas de segmentação da palavra escrita variavam. Os dados, que para efeito de análise foram caracterizados como naturalísticos e singulares, revelam que cada criança resolve, por meio de soluções locais e particulares, seus problemas imediatos de segmentação da escrita, ou seja, cada manifestação singular de uma tendência evidencia a individualidade da criança nesse processo.

Palavras-chave: músicas infantis, hipo-segmentação, hipersegmentação.


Children songs and the children written language representation

Abstract

In this paper we analyzed texts, which resulted from the writing activity of children song lyrics, produced by preschool children so as to see to what extent, in a context delimited by sung musical phrases, the written word segmentation varied. The data, which were characterized as unique and naturalistic to analysis effect, show that each child solves, through private and local solutions, his writing segmentation immediate problems, that is, each unique manifestation of a tendency reveals thechild individuality in this process.

Key-words: children songs, hyposegmentation, hypersegmentation


Las canciones infantiles y la representación que los niños hacen del lenguaje/escrita

Resumen

En este trabajo investigamos textos resultantes de las actividades de escrita de letras de canciones infantiles, producidos por alumnos preescolares para verificar hasta que punto, en contexto delimitado por frases musicales cantadas, las propuestas de segmentación de la palabra escrita variaban. Los datos, que para efecto de análisis han sido caracterizados como naturalísticos y singulares, revelan que cada niño resuelve, por medio de soluciones locales y particulares, sus problemas inmediatos de segmentación de la escrita, o sea, cada manifestación singular de una tendencia evidencia la individualidad del niño en ese proceso.

Palabras-clave: canciones infantiles, hipo-segmentación, hipersegmentación.



Ademar da Silva - Professor de Prática de Ensino de Português e Inglês do DME – Depto. de Metodologia de Ensino - da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.


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