Você está aqui: metodista Portal de Publicações Científicas Educação e Linguagem Educação e Linguagem 12 Currículo e projeto pedagógico na educação infantil

Currículo e projeto pedagógico na educação infantil

Moysés Kuhlmann Jr.

Resumo

Este texto trata do currículo e das propostas pedagógicas para a educação infantil, no âmbito das reflexões sobre conceitos e princípios. O artigo tem como pano de fundo a discussão que tem sido feita na área, mas não se ocupa de fazer uma revisão da bibliografia sobre essa questão, apenas contribuir com alguns elementos. Trata-se da legislação e das disposições que atribuem às unidades a autonomia para a elaboração do seu projeto pedagógico. Indicam-se instrumentos e procedimentos que possibilitem questionar e aprimorar as práticas e formular as propostas e planos de trabalho. Comenta-se sobre as relações entre conhecimento, currículo e formação dos profissionais da educação infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil; Currículo; Proposta Pedagógica; Autonomia.


Curriculum and Pedagogic Project in the Infantile Education

Abstract

This text deals with the curriculum and the pedagogic proposal for the infantile education, in the reflections about concepts and principles. The article is supported in a discussion that has been discussed in the field of education but it is not worried in doing a revision in the bibliography about this matter, just give some contributions with some elements. Deals with the legislation and the dispositions that gives the units the autonomy for the elaboration of its pedagogic project. Instruments and procedures are indicated in order to make possible to question and to improve the practices and to formulate the proposal and plans of work. The relations among knowledge, curriculum and the formation of infantile education are commented.

Key-words: infantile education; curriculum; pedagogic proposal, autonomy.


Currículo y proyecto pedagógico en la educación infantil

Resumen

Este texto trata del currículo y de las propuestas pedagógicas para la educación infantil, en el ámbito das reflexiones sobre conceptos y principios. El artículo tiene como telón de fondo la discusión que viene siendo hecha en el área pero no trata de hacer una revisión de la bibliografía sobre esa cuestión, apenas contribuir con alguno elementos. Se trata de la legislación y de las disposiciones que atribuyen a las unidades la autonomía para la elaboración de su proyecto pedagógico. Se apuntan instrumentos y procedimientos que hagan posible cuestionar y mejorar las prácticas y formular las propuestas y planes de trabajo. Comentase sobre las relaciones entre conocimiento, currículo y formación de los profesionales de la educación infantil.

Palabras-clave: educación infantil; currículo; propuesta pedagógica; autonomía.



Currículo e projeto pedagógico na educação infantil - Uma versão desse texto foi apresentada no XI Encontro de Educação Infantil do NEI-UFRN/IV Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, Natal, 2004.

Moysés Kuhlmann Jr. - Doutor em História Social pela FFLCH-USP, Pesquisador da Fundação Carlos Chagas, professor da Universidade São Francisco.


ppc/imagens/assinaturas.jpg

ppc/imagens/adquira.jpg