Você está aqui: Página Inicial Processos Gerenciais curso

O curso de Processos Gerenciais

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais na modalidade presencial da Universidade Metodista de São Paulo foi reconhecido com nota 4 pela portaria MEC  Portaria nº 15 de 02/03/2012.

O curso proposto pela Metodista procura suprir uma lacuna por profissionais com formação e capacitação para desempenhar o papel de gestor nas micro, pequenas e médias empresas, assim como desenvolver habilidades e competências empreendedoras.

O curso desenvolve, por meio de sua matriz modular, competências e habilidades requeridas a estes profissionais para que atuem em micro, pequenas e médias empresas, fazendo a gestão do negócio para terceiros, bem como estimular profissionais que pretendam se qualificar para a gestão de seu próprio negócio.

Durante o período da graduação, são concedidas certificações intermediárias, as quais atestam competências desenvolvidas ao longo de cada semestre cursado. Essas certificações proporcionam aos estudantes um diferencial para o ingresso na vida profissional e ainda amplificam, para as pessoas já inseridas no mundo do trabalho, as oportunidades de promoção e desenvolvimento de carreira na própria organização.


Diferencial Metodista: o estudante de Processos Gerenciais da Metodista utiliza sistema o sistema ERP Analysis, em parceria com a Bohm. Ao longo do curso, são desenvolvidos Projetos de Ação Profissional (PAP), em que é requerido conhecimento prático relacionado ao curso. Para complementar a formação, a Faculdade de Gestão e Serviços (FAGES) realiza visitas monitoradas à Bolsa de Valores, empresas e incubadoras, e o ENCOTEC – Encontro os Tecnólogos da FAGES, para discussão sobre atualidades do mercado de trabalho.

 

O profissional

Por meio do desenvolvimento, utilização e inovação tecnológica, o tecnólogo em Processos Gerenciais atua na gestão das micro, pequenas e médias empresas como gestores internos ou como gestor de seu próprio negócio (empreendedor), desenvolvendo projetos e estratégias de mercado, além de gerenciar outras áreas importantes de uma empresa.

Durante o curso o estudante terá contato com as atuais tecnologias disponíveis no mercado e poderá desenvolver competências para adequá-las e utilizá-las nas empresas. Para tanto, as aulas contam com o uso de recursos audiovisuais e multimídia, além da utilização de laboratórios de informática para a prática e contato com as novas tecnologias de gestão.

Os cursos de Graduação Tecnológica da Universidade Metodista de São Paulo visam à formação profissional e cidadã dos estudantes. Realizados em dois anos, por meio de módulos integrados de estudo, os cursos incentivam a criação de competências para o trabalho e ampliam a absorção dos profissionais nas organizações privadas, públicas e de terceiro setor. Do mesmo modo, os cursos de graduação tecnológica possibilitam o acesso à Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e ao Stricto Sensu (mestrado e doutorado) para aqueles que desejam prosseguir em sua formação educacional e profissional.

O profissional formado no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é reconhecido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) conforme as Resoluções Normativas nº 373, 374 e 379/2009. Confira aqui o informativo do CFA sobre o registro profissional.

 

Mercado de trabalho

Com o desenvolvimento das empresas do setor comercial e de serviços do Grande ABC, o mercado de trabalho regional busca empresários e gestores responsáveis, capazes de gerar empregos e renda, sendo um mercado atrativo para empreendedores corporativos (gestores internos) e para empresários qualificados que buscam uma nova opção de desenvolvimento nas micros, pequenas e médias empresas.

No Grande ABC é possível observar uma estrutura de conhecimento e serviços acoplados ao setor industrial, como os serviços das áreas de comunicação, informática, desenvolvimento de produto, qualidade, laboratórios, automação e em serviços que estão intimamente ligados à área industrial.

Neste contexto, o curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais vem ao encontro às necessidades da comunidade e se insere muito bem no contexto regional, sendo uma ótima opção de formação para qualificação dos gestores e, consequentemente, das empresas que venham a gerir.


Ações do documento


Andrea Duarte de Souza Correa Leite
Coordenadora

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre o Coordenadora

Mestre em Administração, área de concentração Gestão das Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo, Administradora de Empresas pela Universidade São Marcos e especialista em Administração da Qualidade  pela Universidade Metodista de São Paulo, mais de 12 anos de experiência em posição executiva em sua trajetória profissional na área de Gestão de Pessoas, e atualmente ocupa a posição  de gestão na EMEC - Escola Metodista de Educação Corporativa.



Reconhecimento

Portaria nº 15 de 02/03/2012.

Avaliação do MEC

Enade: 3
CPC: 3
CC: 4
Entenda as notas

Mensalidade 2014

Valor: R$ 613,33
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de R$ 552,00, por meio do programa de estimulo à adimplência.

Confira os detalhes no site do Financeiro. Veja também opções de bolsas e financiamentos.