Você está aqui: Página Inicial Psicologia NEPAP NEPAP - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia

NEPAP - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia

O NEPAP - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia - do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo é pioneiro no atendimento à comunidade no grande ABC.

Oferece atendimento nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde e Comunitária. Além disso, mantém relações com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde e com a Pós-Graduação Lato Senso, e é responsável pela realização dos estágios acadêmicos dos alunos.

Atividades e serviços

O NEPAP conta com uma equipe multiprofissional constituída por Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Neuropediatra e Psicopedagogo.

As áreas atendidas pelo Núcleo são:

  • Clínica (atividades desenvolvidas nas dependências da própria Clínica-Escola de Psicologia): possibilita ao aluno a experiência do processo psicodiagnóstico e intervenção clínica individual ou grupal envolvendo o atendimento em psicoterapia Infantil, Adolescentes, Adultos, Terceira Idade e Familiar;
  • Educação (ações supervisionadas desenvolvida em instituições de ensino públicas e privadas): possibilita ao aluno conhecer a realidade educacional e escolar, na identificação de como se estabelecem os processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de programas que aprimorem esses processos, levando em consideração as habilidades, a motivação do estudante e os estilos de ensino e aprendizagem, envolvendo a prestação de serviços às Instituições de Educação Infantil, Fundamental, Médio, Profissional, Superior, Especial e atendimentos específicos de psicopedagogia;
  • Organizacional e do Trabalho (parte prática desenvolvida em organizações / empresas de pequeno, médio e grande porte). As supervisões ocorrem nas dependências da Metodista. A atuação identifica as condições de promoção de saúde psicológica dos trabalhadores, a partir da compreensão das relações entre indivíduo-trabalho-organização e do reconhecimento da dinâmica da interação entre saúde-qualidade-produtividade, abarcando a prestação de serviços nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Avaliação e Análise de Pessoal e Diagnóstico Organizacional e Programas de Mudança nestas Organizações.
  • Comunitária e Saúde (parte prática supervisionada desenvolvida em instituições públicas e entidades comunitárias e, nas dependências da Metodista): busca identificar variáveis psicossociais nas instituições, grupos e comunidades e a capacidade de diagnosticar e traçar estratégias de intervenção nesta mesma realidade, com foco na promoção da saúde psicológica e prevenção da doença destas instituições, comunidades ou grupos. Abrange instituições como Unidades de Saúde, Serviços de Assistência à Infância e Adolescência, Terceira Idade, Entidades Esportivas e outras.
  • Orientação Vocacional e Planejamento de Carreira: realiza processos de orientação vocacional para adolescentes e jovens na fase de escolha profissional e adultos profissionais que desejam rever ou planejar suas carreiras.
  • Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar: oferece atendimento aos estudantes da Universidade Metodista por meio de plantões em todos os Campi, buscando facilitar o processo de aprendizagem e a integração na vida acadêmica universitária.
  • Psicoterapia Breve para Colaboradores da Metodista: trata-se de atendimento em psicoterapia breve aos funcionários colaboradores da Universidade visando o desenvolvimento psicoemocional.
  • Psicologia do Esporte: desenvolve atividades voltadas para o atendimento psicológico de atletas ou de praticantes de esporte, individualmente ou junto a equipes esportivas.

Taxas

As taxas cobradas pelos serviços prestados têm caráter simbólico em relação às taxas de mercado. Os valores pagos pelos serviços são definidos após negociação com o estagiário que atenderá o caso; mediante a dificuldade em pagar pelo atendimento, há o procedimento de avaliação sócio-econômica realizada pelo Serviço Social do NEPAP.

NEPAP - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia
Coordenadora: Profa. Angélica Capelari
Campus Planalto
Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000
Planalto - São Bernardo do Campo - SP
4º andar do Prédio Acadêmico
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h
Ações do documento

Carla Luciano Codani Hisatugo
Coordenador

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre a Coordenadora

Pós-doutoranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade no IPUSP desde 2011. Doutorado em ciências pelo Departamento de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da UNIFESP. Mestrado em psicologia clínica pela PUC-RS. Graduação e bacharelado em Psicologia pela PUC-SP. Membro de entidades internacionais: Society for Personality Assessment (SPA), International Rorschach Society (IRS), Society for Research in Child Development (SRCD), International Test Commission (ITC) e American Educational Research Association (AERA). Membro de entidades nacionais: Associação Brasileira de Rorschach e métodos projetivos (ASBro); Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP); Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH); e Sociedade de Psicologia de São Paulo (SPSP).

Reconhecimento

Portaria 74.259/74 de 08/07/7

Avaliação do MEC

Enade: 3
CPC: 4
Entenda as notas

Prêmio Guia do Estudante



Mensalidade 2014

Valor: R$ 1.172,22
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de R$ 1.055,00, por meio do programa de estimulo à adimplência.

Confira os detalhes no site do Financeiro. Veja também opções de bolsas e financiamentos.