Você está aqui: Página Inicial Redes de Computadores Módulos Projetos de Ação Profissional

Projetos de Ação Profissional

Projetos de Ação Profissional

Os projetos de ação profissional são necessários para a qualificação profissional, quer seja no momento da certificação de um módulo, quer seja no momento da diplomação do curso superior de tecnologia. Os projetos de ação profissional são focados no mercado de trabalho e buscam tratar problemas regionais e da comunidade na qual a METODISTA está inserida. Estes projetos também se propõem a aplicar a prática e a interdisciplinaridade ao envolver diferentes competências provenientes de diferentes unidades de ensino.

No primeiro módulo, em especial, por abranger dois períodos letivos acadêmicos, serão trabalhados dois projetos de ação profissional, um em cada período.

Participantes do Projeto

Os Professores Coordenadores de Projetos de Ação Profissional irão definir os temas específicos e a abordagem dos trabalhos, dimensão dos grupos, prazos e atividades de controle dos projetos e irão coordenar a ação dos Professores Orientadores das unidades de ensino envolvidas com os projetos, quer seja na forma da assessoria obrigatória, quer seja na abordagem a ser empregada no tema de desenvolvimento. No final dos trabalhos, os Professores Coordenadores irão organizar as apresentações dos projetos de ação profissional. Os Professores Orientadores das unidades de ensino que pertencem ao módulo, através das assessorias em aula, deverão guiar os alunos de forma a trabalhar as competências, individuais das unidades, de forma integrada, no projeto. Aos grupos de alunos cabe a tarefa de desenvolver, buscar assessoria, e apresentar o produto resultante do projeto.

Etapas

Definição do projeto: A Comissão de Projetos de Ação Profissional irá definir os temas específicos para desenvolvimento dos trabalhos, as abordagens que poderão ser realizadas sobre o tema e sugerir como cada unidade de ensino poderá participar na integração final.

Desenvolvimento do trabalho: Durante um período letivo, o aluno irá desenvolver a pesquisa e aplicação prática relacionada com o projeto de ação profissional. Estas atividades receberão assessoria dos Professores Orientadores das unidades de ensino, em datas e formas definidas por estes professores. Ao final do desenvolvimento deverá preparar um relatório sobre o trabalho desenvolvido, este relatório deverá receber o aceite de todos os Professores Orientadores envolvidos.

Apresentação do trabalho: No final do período letivo o aluno poderá apresentar o trabalho desenvolvido, perante uma banca, onde irá defender o formato e conteúdo do trabalho. Esta apresentação ocorrerá sob a forma de atividade complementar, além de ser obrigatória e compor a nota de avaliação do projeto.

Composição da Nota

Os critérios que são considerados na composição da nota são:

  • empenho do aluno no desenvolvimento do trabalho;
  • complexidade e aplicabilidade do trabalho desenvolvido;
  • integração das competências do trabalho com relação às unidades de ensino envolvidas.
  • apresentação do trabalho escrito;
  • apresentação oral do trabalho;
  • adequação do trabalho ao tema e abordagens definidos inicialmente.

Aprovação do Projeto

O projeto de ação profissional recebe uma atribuição de valor final que define um critério de aprovação do próprio projeto e serve para compor nota das unidades de ensino. A necessidade de aprovação do projeto implica no fornecimento de certificado de qualificação profissional para o módulo ou no fornecimento do diploma para o término do curso.

Ações do documento

  Tomaz Mikio Sasaki
Coordenador

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre o Coordenador

Engenheiro eletricista e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro Universitário Fundação Santo André. Atuou de 1995 a 1999 na administração da rede de computadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, e desde 1999 desenvolve soluções de sistemas para centrais de atendimento.

Reconhecimento

Portaria N° 112 de 21/02/2011

Avaliação do MEC

Enade: 2
CPC: 2
CC: 5

Entenda as notas

Horário

Segunda a sexta, das 19h30 às 23h, sábados, das 7h30 às 11h

Mensalidade 2012

Valor: R$ 666,67
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de R$ 600,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. Confira os detalhes no site do Financeiro.

Veja também opções de bolsas e financiamentos.