A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar sob o enfoque da Educação Especial a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente foram desenvolvidas nas possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo, e outros, podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) sobre a educação inclusiva no contexto rural.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p177-193
Programa da Pós Graduação em Educação
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