Você está aqui: Página Inicial / Eleição de representantes do Conselho Tutelar acontece neste domingo

Eleição de representantes do Conselho Tutelar acontece neste domingo

por giulia.marini última modificação 04/10/2019 17h45
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, o conselho é um dos principais órgãos de participação coletiva no país.

Publicado em 04/10/2019 17h45

Última atualização em 04/10/2019 17h45

Eleição de representantes do Conselho Tutelar acontece neste domingo

BEATRIZ SIQUEIRA
Da Redação*

Neste domingo (06/10) serão realizadas as eleições para o cargo de conselheiro tutelar em quase todos os municípios brasileiros, para o período de 2020 a 2024. O órgão é responsável por notificar o Ministério Público sobre violações de direitos de crianças e adolescentes, acompanhar menores em situações de risco, solicitar a troca de guarda familiar quando necessário, entre outras atividades.

Cada município brasileiro tem pelo menos um Conselho Tutelar composto por cinco membros eleitos. São Bernardo é dividida em três áreas de abrangência. O bairro Rudge Ramos faz parte da área 1, que é composta também pelas regiões do Baeta Neves, Nova Petrópolis, Anchieta/Centro, Vila São Pedro e Ferrazópolis.

Leia mais: Motociclista é alvo de campanha educativa no sistema Anchieta-Imigrantes

Todas as pessoas a partir de 16 anos poderão votar nos candidatos por meio de voto universal, secreto e facultativo. Porém, há casos de pessoas que deixam de ir às urnas ou não têm o conhecimento de que podem contribuir para a escolha de um novo membro.

O estudante André Avellar, reconhece a importância de eleger um conselheiro, mas admite que nunca votou. “Não tinha conhecimento de que ia ter essa eleição, nunca ouvi falar e eu não vou votar porque eu não sabia”, comenta André.

Diferente do estudante, a aposentada Regina Lúcia Muniz, sabia da votação e já contribuiu uma vez, mas nesse domingo não pretende ir à urna. “Nem tem o porquê de eu não votar, acho necessário ter uma pessoa que faça essa função de conselheiro, mas eu não participo mais, deixo para os mais jovens”, diz Regina.

As urnas funcionarão das 8h às 17h e para consultar a sua zona eleitoral basta acessar o site da prefeitura de São Bernardo do Campo, https://www.saobernardo.sp.gov.br/conselhotutelar.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento