Santo André *** Passeios

Publicado em 27/04/2009 10:46
Última atualização às 10:46

  • BIBLIOTECA MUNICIPAL NAIR LACERDA
    Praça IV Centenário, 01, Paço Municipal – Centro – Santo André. Tel.: 4433-0767. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h.
    Instalada em 1954 pela escritora e jornalista Nair Lacerda, quando ela era diretora do Departamento de Educação e Cultura, contou com quatro mil volumes inicialmente. Hoje em dia, possui um acervo de aproximadamente 80 mil obras, e ocupa um espaço de 4,7 mil metros quadrados.
  • CASA DA PALAVRA
    Praça do Carmo, 171, Centro- Santo André. Tel: 4992-7218. Horário de funcionamento: de segundas quartas e sextas-feiras, das 10h às 19h; terças e sextas-feiras, das 10h às 22h; sábados, das 9h às 17h. Entrada franca, porém sujeita à taxa específica, dependendo do curso ou evento. Espaço flexível para até 150 pessoas, composto por uma área administrativa, duas salas de aulas, uma biblioteca e um hall de eventos. Não tem área para fumantes. Tem ar condicionado. Tem acesso para deficientes físicos.
    Construída no final da década de 20, no século XX, manteve-se como residência até 1938, quando a Prefeitura de Santo André a transformou em sede da Escola Profissional Mixta Secundária e a Seção de Puericultura.  Após dez anos, tornou-se o Serviço de Assistência Médico Hospitalar e Pronto-Socorro até que, em 1952, tornou-se gabinete do prefeito, durante a construção do Paço Municipal. Mesmo tendo sido declarada como utilidade pública em 1964, foi apenas em 1971 que tornou-se patrimônio da prefeitura. Depois de ser sede da Junta do Serviço Militar, União Cívica, Prossan, foi finalmente transformada na Casa da Palavra em 11 de novembro de 1992- patrimônio histórico, artístico, arquitetônico-urbanístico de Santo André. É um espaço destinado à difusão cultural e ao debate de idéias; a apresentações artísticas, saraus, palestras, curso, workshops e outras práticas que envolvam o pensamento contemporâneo e as artes, em geral. Já recebeu nomes importantes da cultura brasileira e mundial em seus eventos. Um dos destaques da Casa é a Escola Livre de Literatura, que tem como objetivo a pesquisa e a produção literária em suas diversas manifestações. Possui serviço de Internet gratuita, que funciona de segunda a sexta, das 10h30 às 16h30. Para utilizá-lo basta fazer um pequeno cadastro, com o R.G em mãos.
  • CASA DO OLHAR LUIZ SACILOTTO
    Rua Campos Sales, 414 – Centro, santo André Tel.: 4992-7730. Não oferece estacionamento. As visitas podem ser agendadas com os monitores para um aproveitamento mais completo do acervo de obras da cidade. Entrada gratuita.
    A Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece momentos de lazer aliados a aprendizado. Ela se propõe a destinar um espaço dedicado ao público interessado em artes plásticas. A casa tem como referência o trabalho de Luiz Sacilotto, artista andreense e um dos maiores expoentes do Concretismo brasileiro da década de 1950. O espaço oferece programação em artes visuais como exposições, palestras, cursos e debates com pensadores e artistas afinados com o olhar contemporâneo.
  • COMPLEXO ESPORTIVO PEDRO DELL’ANTONIA
    Rua São Pedro 27 – Vila América – Santo André.  Tel: 972-2821 / 4032. Horário de funcionamento: variável de acordo com o calendário de jogos.
    Inaugurado em 17 de outubro de 1959, o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia tem um passado repleto de grandes disputas esportivas, com tradição principalmente em basquete e vôlei.  A unidade é formada por uma piscina olímpica, com infraestrutura para competições internacionais, e uma semi-olímpica, além de três ginásios de esportes, que podem ser usados tanto para aulas e treinos como para grandes campeonatos. Com preços acessíveis, os eventos sediados pelo Dell’Antonia são boas opções de passeio para fãs do esporte, amigos e famílias.
  • MUSEU DE SANTO ANDRÉ DR. OCTAVIANO ARMANDO GAIARSA
    Rua Senador Fláquer, 470 – Centro . Tel: 4436-3457. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 16h30; sábados, das 9h às 14h30. Visitas monitoradas devem ser agendadas. Entrada e estacionamento gratuitos. 
    O museu é voltado à pesquisa e conservação de objetos e documentos relacionados às transformações históricas da cidade. Além disso, o espaço conta com uma biblioteca com acervo específico sobre a história e memória do ABC. O espaço também possibilita que os munícipes exponham seus trabalhos. Para participar, o interessado deve se inscrever com antecedência. As exposições têm um mês de duração e são gratuitas, porém são bastante concorridas. A fila de espera já está em maio de 2011. É importante lembrar que, como a maioria dos museus, é proibido o uso de máquina fotográfica, pois o uso do flash pode danificar alguns objetos. 
  • PARQUE ANTONIO PEZZOLO (CHÁCARA PIGNATARI)
    Avenida Utinga, 136 – Vila Metalúrgica – Santo André. Tel.: 4997-4063. Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h. Atividades gratuitas. Não possui estacionamento.
    O parque é uma área arborizada que conta com playground, área para caminhada, brinquedoteca, quadras para a prática de esportes e atividades físicas, campo de malha, vestiários e sanitários. Destaque para a Escola Livre de Cinema e Vídeo, que oferece cursos de iniciação artística de cinema e vídeo para adolescentes e adultos, um projeto interessante para quem gosta do assunto e o melhor, é totalmente gratuito. Além de segurança, o parque oferece estrutura adequada para portadores de necessidades especiais, como corrimãos, sanitários e rampas.
  • PARQUE REGIONAL PALHAÇO ESTREMELIQUE
    Avenida Itamarati, 536 – Parque Jaçatuba – Santo André. Tel: 4479-5693. Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h. Entrada gratuita.
    O parque tem uma área de 70 mil metros quadrados e abriga a EMIA, Escola Municipal de Iniciação Artística, que oferece cursos para adultos e crianças, que podem escolher música, dança, teatro, cerâmica, artes plásticas, marcenaria, entre outros. Além dessas atividades, há playgrounds e lagos que garantem a distração de quem passa por lá.
  • PARQUE ULYSSES GUIMARÃES
    Rua Tirana, s/n – Vila Matarazzo – Santo André. Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h. Não possui estacionamento.
    O espaço é uma área verde especialmente dedicada àqueles que buscam distração e bem-estar. O parque possui pista para caminhada com 300 metros, quadras poliesportivas, campo de futebol com gramado, pista de skate, playground, campo de malha e espaço especial com aparelhos de ginástica para quem quer se exercitar ao ar livre. Além da segurança, o parque oferece acesso adaptado para portadores de necessidades especiais, sanitários e fraldários.

     <<Volta para a capa do Guia


Ações do documento