Você está aqui: Página Inicial / Jornalistas Heródoto Barbeiro e Udo Simons lançam “Jornalismo para Leigos”

Jornalistas Heródoto Barbeiro e Udo Simons lançam “Jornalismo para Leigos”

por giulia.marini última modificação 15/10/2019 16h06
A obra conta de forma simples os desafios da carreira, as novas técnicas para informar a sociedade e o mundo transmídia

Publicado em 15/10/2019 15h07

Última atualização em 15/10/2019 16h06

Jornalistas Heródoto Barbeiro e Udo Simons lançam “Jornalismo para Leigos”
“Jornalismo Para Leigos” é da editora Alta Books e faz parte da categoria “Para Leigos”. Foto: - Giulia Marini/RRO

GIULIA MARINI
Da Redação*

As mudanças do jornalismo ao longo dos anos e a importância da tecnologia na profissão foi o tema da palestra dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Udo Simons na Universidade Metodistas de São Paulo nesta terça-feira. Os assuntos são abordados no livro “Jornalismo Para Leigos”, escrito pelos profissionais, e que foi lançado no dia 25 de março de 2019.

A obra conta de forma simples os desafios da carreira, as novas técnicas para informar a sociedade e o mundo transmídia, ou seja, um tema discutido em diferentes meios midiáticos. “Tentamos escrever em uma linguagem acessível para todos entenderem sobre o que é jornalismo”, afirma Simons. 

Leia Mais: Encontro de Jornalismo na Metodista reúne profissionais da mídia esportiva

A intenção é mostrar que existem vários meios de se comunicar, até de forma cômica. “O livro tem meme, tem humor e não só isso, por mais que tenhamos focado em algo para ajudar alunos do primeiro ano de jornalismo, essa obra serve para todo mundo. Não importa o capítulo que você abra, mesmo fora de ordem qualquer um entende”, explica Barbeiro.   

Durante a palestra, Udo Simons buscou mostrar que mesmo trabalhando em multiplataformas, os jornalistas têm que deixar os meios tradicionais ativos. “As pessoas leem menos, mas a gente precisa insistir e persistir porque o livro, por exemplo, é referência na nossa educação e construção como ser humano”.

“Jornalismo Para Leigos” é da editora Alta Books e faz parte da categoria “Para Leigos”. O livro está disponível no site e possui 304 páginas que mostram que para se comprovar a veracidade dos fatos é preciso apurá-los, que com as mídias sociais, as multiplataformas de informação ganham força e muito mais.

Confira um pouco da palestra - 

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento