Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 11 / Terapias alternativas são usadas em animais de estimação

Terapias alternativas são usadas em animais de estimação

por aluno última modificação 10/11/2013 12h37
Métodos terapêuticos como acupuntura, florais e homeopatia são algumas das opções

Publicado em 06/11/2013 10h55

Última atualização em 10/11/2013 12h37

Terapias alternativas são usadas em animais de estimação
Cachorro tratado com terapia alternativa - Foto: Diego Pedreschi

 

DIEGO PEDRESCHI
MARIANA FONTAINHAS
Especial para o RROnline*

Donos de animais de estimação procuram cada vez mais terapias menos agressivas para tratarem dos seus pets. Essas terapias costumam ser usadas para cuidar de problemas como estresse, musculares e articulares, além de ansiedade.


A acupuntura, homeopatia e florais são as mais procuradas. Segundo Tatiana Pelucio, assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a medicina homeopática é a única com especialização regulamentada no Brasil.

Os tratamentos costumam ser usados em conjunto com a medicina convencional, com exceção da homeopatia. Segundo Charlotte Ritschel, veterinária especialista nesse tipo de medicina, ela funciona melhor sozinha, pois é mais fácil observar a evolução dos sintomas quando não há interferência de outros tratamentos.

Além dos métodos mais conhecidos, Martha Follain, especialista em terapias alternativas para humanos e animais, explica que outros tratamentos podem funcionar. “A medicina tradicional precisa da ajuda das terapias complementares. Devemos dispor de tudo que está ao nosso alcance e que possa levar à cura mais rapidamente”. Alguns exemplos são Fitoterapia, Reiki e Shiatsu, que atuam nos mesmos pontos que a acupuntura, mas usam apenas a pressão dos dedos.
Ouça mais detalhes sobre as terapias:

 

A moradora de Santo André, Eunice Fiasqui, 81, disse que optou pela acupuntura para tratar seu cão Lucky, 12 anos, pois já tinha tentado os métodos convencionais e não viu resultados.  “Durante quatro meses ele fez o tratamento com medicamentos, mas foi a acupuntura que resolveu o problema dele”.
Segundo Eunice, Lucky faz sessões de acupuntura mensalmente e o fato do tratamento ser feito em casa ajudou na recuperação.
Veja outros animais que fazem tratamento alternativo:

 

Cuidados

Pessoas que buscam esse tipo de tratamento para seus animais de estimação devem estar atentos às qualificações dos profissionais. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, apesar de não haver cursos de especialização para essas terapias e todos os veterinários formados terem autorização para aplicá-las, o ideal é que eles tenham cursos específicos para dominar a técnica.
*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Ações do documento