Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 08 / Trafegar na faixa exclusiva de ônibus dará multa a partir do dia 25

Trafegar na faixa exclusiva de ônibus dará multa a partir do dia 25

por thais.silva — última modificação 18/08/2014 08h32
Trajeto está em funcionamento desde o dia 11; infração vai custar R$ 53,20 e cinco pontos na carteira

Publicado em 14/08/2014 09h00

Última atualização em 18/08/2014 08h32

Trafegar na faixa exclusiva de ônibus dará multa a partir do dia 25
No segundo dia, não houve tráfego na via. Foto: Thaís Souza

 

ALYSSON RODRIGUES
OSCAR BRANDTNERIS
THAÍS SOUZA
Do Rudge Ramos Jornal*

Os motoristas de carros particulares que circularem na nova faixa exclusiva de ônibus da avenida Dr. Rudge Ramos, a partir do dia 25, estarão sujeitos a uma multa de R$ 53,20, o que é considerado uma pena leve, e a inclusão de cinco pontos na carteira de habilitação.

A aplicação da multa, cujo valor é determinado pelo Art. 184 do CBT (Código Brasileiro de Trânsito), começa a ser feita 15 dias após a implantação do novo sistema, que teve início na última segunda-feira, dia 11 de agosto.

Leia mais: Caminhão quebrado causou lentidão na av. Dr. Rudge Ramos
Rudge Ramos ganha primeira faixa exclusiva de ônibus da cidade
Carros 'invadem' faixa exclusiva de ônibus na Dr. Rudge Ramos
Trânsito é normal no 2º dia de faixa exclusiva para ônibus na Dr. Rudge Ramos

A faixa única para ônibus na Dr. Rudge Ramos funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h30. Nesse período, o motorista de veículo particular que for flagrado no trecho de 2.900 metros, que começa no Largo São João Batista e vai até a saída na Via Anchieta, divisa com São Paulo, será autuado pelos agentes de trânsito.

O objetivo da implantação da faixa exclusiva é facilitar o fluxo de transporte coletivo no trecho da avenida que, em horários de pico, tem congestionamento.

No primeiro dia de implantação do sistema, houve confusão por parte tanto dos condutores de carros particulares quanto dos motoristas de ônibus. As placas de sinalização estavam cobertas com plástico preto e só começaram a ser descobertas duas horas e meia após o início do período determinado pela manhã.

No primeiro dia, motoristas de carros particulares ainda invadiam a faixa exclusiva. Foto: Thaís Souza/RROnline

Na tarde de segunda-feira, por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que a causa da lentidão que ocorreu no primeiro dia do sistema foi um caminhão que quebrou por volta das 6h no acesso à Via Anchieta, no km 14.

A percepção do comerciante José da Silva, 62, é que a faixa exclusiva piorou o trânsito na Dr. Rudge Ramos. "Antes, eu estacionava na frente do meu comércio. Agora, terei que deixar o carro em um estacionamento e gastar mais."

No terceiro dia, em alguns postes da avenida estavam placas informativas sobre a faixa. Foto: Thaís Souza/RROnline

Já a auxiliar financeira Elisa Cordeiro Machado, que pega ônibus na avenida Dr. Rudge Ramos para ir ao trabalho, afirmou que, a última terça-feira, segundo dia de funcionamento da faixa exclusiva, estava tranquila. "Mas acredito que o trânsito livre não é resultado da faixa de ônibus. A falta de veículos hoje por aqui deve ser reflexo do trânsito intenso de ontem", disse.

Outra mudança na região foi o fechamento do acesso para a rua do Sacramento na avenida Dr. Rudge Ramos a fim de evitar o bloqueio na faixa da esquerda. A alternativa para o motorista é realizar o retorno pela rua Anchieta. Para facilitar o acesso, o ponto localizado na altura do número 150 foi realocado cerca 100 metros para trás.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: ,