Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caminhada para recolher lixo das ruas do Rudge será neste final de semana

Caminhada para recolher lixo das ruas do Rudge será neste final de semana

por giovanna.pellissari última modificação 03/10/2019 15h53
O ponto de encontro do plooging será neste sábado, 05/10, às 9h, em frente à Paróquia São João Batista

Publicado em 03/10/2019 15h24

Última atualização em 03/10/2019 15h53

Caminhada para recolher lixo das ruas do Rudge será neste final de semana

GIOVANNA VIDOTO
Da Redação*

Criado a partir da combinação das palavras em inglês - Jogging (correr) Plocka Upp (Pegar), o plogging surgiu na Suécia a partir de grupos de pessoas que começaram a fazer caminhadas e corridas e recolhiam sujeiras recicláveis que encontravam pelo caminho.

O professor de Educação Física e organizador do projeto, Renan Monteiro Queiroz, conta que essa é a segunda vez do programa no bairro do Rudge. “No ano passado já fizemos uma ação desse tipo só que catando recicláveis”, conta.

Neste sábado, dia 05/10, o plooging no bairro Rudge Ramos terá como o foco o recolhimento de bitucas de cigarros. “Vamos nos encontrar em frente à igreja do Rudge (Paróquia São João Batista) e iremos por vários caminhos. Terminaremos na inauguração da Viela que estamos revitalizando com a ajuda da comunidade”, explica Renan.

A engenheira ambiental, Mariana Coelho, 30, conheceu o plogging pelo próprio Renan e conta que acredita ser uma ação importante, em que mente e corpo se conectam com a conscientização pela coleta de lixo. “Achei bem bacana, ao final estávamos exaustos e ainda havia muito a coletar. Percebemos que a situação do bairro é bem mais crítica do que pensávamos”, relata.

A aposentada, Ana Lúcia Dantas, 58, por ser aluna de Renan de funcional no parque Salvador Arena, também conheceu o projeto por meio de um convite dele. Ano passado foi a primeira vez que ela participou e conta que pretende estar presente outra vez neste final de semana. “Além de ajudar, conhecer pessoas com o mesmo objetivo, é bem legal ouvir ideias novas”, explica.

Leia Mais: Moradores do Rudge Ramos se reúnem para se exercitar e recolher lixo

No sábado, todos irão se dividir em grupos e há a opção de subir a Caminho do Mar, Praça dos Meninos, Rua Afonsina, Senador Vergueiro, Avenida Vivaldi, Rua Jacquey, entre outras. O ponto final será na viela revitalizada que fica no início da Rua Abrão Salotti e final da Rua Congonhas.

Qualquer um pode participar. Para ser agradável e proveitoso, é recomendável ir de tênis confortável, usar protetor solar, usar luvas de borracha ou plástico descartável e levar um saquinho para recolher e guardar as bitucas. “Basta ter muita vontade de correr ou caminhar”, convida Renan.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento