Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cidades / 2016 / 03 / ABC tem a população mais ativa do Brasil, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

ABC tem a população mais ativa do Brasil, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

por larissa.pereira — última modificação 29/03/2016 10h20
São Bernardo conta com iniciativas que incentivam os munícipes a cumprir a recomendação da Organização Mundial da Saúde

Publicado em 24/03/2016 15h20

Última atualização em 29/03/2016 10h20

ABC tem a população mais ativa do Brasil, segundo a Secretaria de Estado da Saúde
Ao mesmo tempo que pouco exercício prejudica a saúde, o excesso também não faz bem - Foto: Maristela Caretta/RRO

PAULA GOMES
Da Redação*

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou pesquisa que classifica a população do ABC como a mais ativa do país. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que se pratique 30 minutos diários de exercícios físicos para se manter saudável.

O destaque está em Mauá, onde 73,1% da população cumpre esse tempo, segundo a Secretaria. Outro dado que é diferente dos outros municípios, é que as mulheres da região são mais ativas que os homens. A recomendação é seguida por 69% do público feminino enquanto apenas 63% do público masculino a segue. Em São Bernardo, 65,5% da população cumpre os 30 minutos e é possível encontrar iniciativas que ajudam nesse quadro.

Os exercícios, além de ajudar no controle do peso, fortalecem os músculos e os ossos, melhoraram tanto o sistema cardíaco quanto o respiratório, evitando algumas doenças como diabetes, além de ajudar no controle da pressão.

Segundo a professora de educação física, Maria Luisa dos Santos Vergueiro, a atividade física deve ser praticada por todas as pessoas, mas principalmente por aquelas que sofrem com problemas como obesidade, colesterol alto e diabetes.

Maria Luisa explica que ao mesmo tempo que pouco exercício prejudica a saúde, o excesso também não faz bem, pode causar stress no organismo e faz com que o praticante perca energia. Além disso, pode ainda comprometer o sistema imunológico, inflamar a musculatura, fazer surgir dores antes inexistentes. “O próprio stress do excesso vai causar um cansaço que vai fazer com que ela não consiga mais se exercitar. O exercício exige que você tenha períodos de repouso, pois é durante esse período que o organismo vai reestabelecer as energias, se você não tiver esse tempo entra em estado de stress físico, emocional e mental.”, disse.

 

INICIATIVAS PÚBLICAS

Parques da região promovem atividades que estimulam a pratica de exercícios. Um deles é o Parque Rafael Lazzuri, localizado na av. Kennedy. O espaço tem aulas de  Zumba gratuitas todo sábado, às 10h. Já no Parque Salvador Arena, localizado na av. Caminho do Mar, a Zumba grátis ocorre todo sábado das 10h às 16h e aos domingos das 8h30 às 14h30.

A mais recente iniciativa é no Parque Cittá Di Marostica, localizado no Baeta Neves, que também trará a modalidade gratuitamente no dia 27, das 10h às 12h. O parque conta também com oficinas de skate às segundas feiras, das 14h às 16h, e aos sábados, das 9h às 11h, além das oficinas de Patins In Line às terças feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h.

O estudante de engenharia, Matheus Delgado Merola, 19, pratica caminhada nos finais de semana no Parque Rafael Lazzuri para recuperar o condicionamento físico. “Eu sempre gostei de jogar futebol, mas depois de um tempo fui diminuindo a frequência dos exercícios por conta da falta de tempo. Vi que sempre que voltava a jogar, estava fora de forma, então resolvi fazer esse complemento com a caminhada”, disse. Ele ainda conta que com a caminhada faz ele se sentir mais saudável e disposto. “Fico com vontade de caminhar cada vez mais”, falou.

O Movimento Domingo é outro projeto da Prefeitura de São Bernardo que acontece na avenida Barão de Mauá, das 7h às 11h, nos estacionamentos do Ginásio Poliesportivo e na Alameda da Universidade, das 9h às 17h, todos os domingos interditando essas áreas para que as pessoas possam andar de bicicleta, de patins e correr. Na avenida Barão de Mauá, muitos pais levam seus filhos pequenos para incentivar a prática de exercícios. Além disso, a avenida possui uma faixa exclusiva para caminhada muito utilizada pelos moradores do bairro. A avenida Kennedy possui ciclovia, mas o local também é muito utilizado por pessoas que gostam de correr ou fazer jogging.

Para aqueles que têm alguma restrição para exercícios físicos a melhor opção é o pilates já que a prática não apresenta nenhuma contraindicação por não ser um exercício de impacto. Além disso ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Na praça Sobloco, localizada na Nova Petrópolis, a Pura Vida Pilates promove aulas gratuitas ou beneficentes a cada dois ou três meses, com cronograma divulgado no site, que ajudam a população a descobrir a modalidade. Segundo a fundadora e diretora da empresa Pura Vida Pilates, Natalia Paz Lerones, a atividade é indicada para qualquer pessoa que queira melhorar a postura e fortalecer o corpo.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: