Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cidades / 2016 / Prefeitura cancela multas por excesso de velocidade em Nova Petrópolis

Prefeitura cancela multas por excesso de velocidade em Nova Petrópolis

por larissa.pereira — última modificação 03/06/2016 15h24
Motoristas afirmam que não houve aviso sobre a mudança de 60km/h para 40Km/h nas avenidas Luiz Pequini e Pery Ronchetti

Publicado em 03/06/2016 15h00

Última atualização em 03/06/2016 15h24

Prefeitura cancela multas por excesso de velocidade em Nova Petrópolis
Autuação teve início a partir de 1º de abril - Foto: Larissa Pereira

LARISSA PEREIRA
Da Redação*

Todas as multas que foram aplicadas nos trechos alterados das avenidas Luiz Pequini e Pery Ronchetti (Nova Petrópolis) no período de abril e maio, com velocidade acima de 40 km/h e abaixo de 60 km/h, serão canceladas, sem a necessidade de recurso por parte dos condutores. Em nota a Prefeitura de São Bernardo informou que essas multas não foram enviadas para o sistema do Detran e nem para cobrança, portanto, não geraram pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A decisão da administração municipal foi tomada após uma série de reclamações por parte dos motoristas, que afirmaram não terem sido avisados sobre a alteração nas vias. A analista financeira Adriana Cristina Henriques Diniz,44, que mora em uma travessa da Luiz Pequini, recebeu 10 multas por trafegar na velocidade antiga da avenida. “Minha rotina virou prefeitura para recorrer [das multas]”. A motorista conta que sempre encontrava mais de cinco pessoas na mesma situação e por isso resolveu criar um grupo no WhatsApp, que, até o fechamento desta matéria, tinha mais de 160 pessoas.

Um dos motoristas que participam do grupo é o analista de planejamento Jeremias Andrade, 27. Ele conta que recebeu duas multas no dia em que realizou visitas a imóveis no bairro Santa Terezinha. “Para mim ali sempre foi sessenta, não vi nenhuma placa falando da alteração. Sempre ando abaixo da velocidade limite da via”, afirmou Andrade.

Segundo a prefeitura, as mudanças na velocidade foram feitas no dia 23 de março deste ano, devido as obras (do córrego Saracantan e do corredor de ônibus Leste-Oeste) que estão sendo realizadas nos locais. A nota informa ainda que “foram instalados banners e faixas de aviso nas imediações com, pelo menos, 15 dias de antecedência, embora a comunicação não seja uma medida obrigatória”. A autuação teve início a partir de 1º de abril.

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas informou, ainda em nota, que está colocando novos avisos sobre a redução de velocidade no local. Em outra nota enviada pela prefeitura, antes do cancelamento das multas, a secretaria informou que há estudos de voltarem ao limite de velocidade anterior após a finalização das intervenções nas vias.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo 

Ações do documento