Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cidades / 2017 / Espaço incentiva a leitura a partir da troca de livros

Espaço incentiva a leitura a partir da troca de livros

por aluno última modificação 15/09/2017 19h00
Livros antigos ou parados nas estantes agora podem ganhar leitores

Publicado em 15/09/2017 19h00

Última atualização em 15/09/2017 19h00

Espaço incentiva a leitura a partir da troca de livros
HQs e DVDs também podem ser trocados no local - Foto: Divulgação

LUIZA LAMAS
NATÁLIA ROSSI
THAÍS RODRIGUES
Especial para o RROnline*

O Espaço Troca Livro é uma opção para leitores que desejam trocar livros antigos ou que estejam parados nas estantes. Localizado na avenida Prestes Maia, em São Bernardo, ele funciona desde o ano 2000. No começo, era possível trocar apenas livros, CDs e fitas VHS, mas hoje também é permitido trocar revistas, HQs e DVDs. Para realizar uma troca, é necessário levar um dos produtos listados e substituir por outro semelhante (livro por livro, DVD por DVD).                                    

A estudante de Relações Internacionais Luana Carolina dos Santos, 21, frequenta o Espaço uma vez por mês ou a cada dois meses. "Busco por livros de filosofia e sociologia para a faculdade e troco livros para minha irmã mais nova", conta. Ela também já pegou um livro em inglês e gosta do processo de troca, já que muitas vezes não encontra o que procura em outras bibliotecas ou os livros são caros para comprar.

O Espaço ainda possui uma sessão exclusiva de livros infantis. Julia Bianchi, 9, frequenta o local aos sábados. Ela começou a ler por influência dos pais e da escola e gosta de livros de detetive, como Otolina e a Gata Amarela. "Meu pai sempre traz bastante livros da escola que ele trabalha e eu sempre venho aqui trocar gibis”, conta.

Mesmo recebendo visitas de escolas públicas e particulares, há três anos o Espaço não trabalha mais com livros didáticos devido à baixa procura e à rápida desatualização deles. "Nós tínhamos praticamente duas estantes cheias de livros didáticos e esses livros não rodavam aqui", explica Simone Panighel, funcionária do Espaço Troca Livro.

A iniciativa tem crescido ao longo dos anos, e o espaço está ficando pequeno se comparado com a grande quantidade de livros e artigos culturais que recebe. "O Espaço poderia ser ampliado, pois estamos tendo bastante procura", sugere Simone.

Além disso, o espaço possui o programa Espalhando a Leitura que, em parceria com a Secretaria de Saúde encaminha parte dos livros doados para serem higienizados e tratados. Posteriormente, são enviados a pacientes das UBSs de São Bernardo a cada 15 dias.

O endereço do Espaço é Avenida Francisco Prestes Maia, 624, Centro de São Bernardo. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

*Esta reportagem foi produzida por alunos da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento