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Noite paulistana fica mais saudável após um ano de Lei Antifumo

por aluno última modificação 29/09/2010 10h14
Segundo especialista, a divulgação da imagem positiva do não fumante facilitou na aceitação da lei

Publicado em 22/09/2010 11h35

Última atualização em 29/09/2010 10h14

Noite paulistana fica mais saudável após um ano de Lei Antifumo
Os jovens representam 10,7% dos fumantes do Brasil

 

ELIRIA BUSO
ANA CAROLINA BARELLA

Recente enquete feita em 60 estabelecimentos da noite paulistana e publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que há maior aceitação na lei antifumo após um ano de sua promulgação. Os frequentadores, assim como os comerciantes que se colocaram contra a lei, agora afirmam que a mudança só trouxe benefícios.

De acordo com a psicóloga Ana Carolina Westphal Guitti, isso se deve a tendência da mídia de divulgar uma imagem positiva do não fumante. “Passar a imagem de uma pessoa saudável é muito importante. Do quanto o cigarro faz mal, quais os benefícios para a saúde física e mental, suas causa e consequências”, diz.

No entanto, a propaganda positiva do tabagismo em mídias como o cinema torna-se um dos principais fatores de adesão de novos fumantes. Ana Carolina acredita que o ambiente de vida dos jovens também leva ao vício. “Eles começam a fumar por vários fatores. Um deles é o ambiente, o contexto, as amizades e a curiosidade. Então a pessoa acaba se tornando dependente”, disse.

 

 Ouça mais sobre a influência da publicidade no áudio abaixo

 

A PETab (Pesquisa Especial de Tabagismo) realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) entrevistou fumantes, não fumantes e ex-fumantes em 51.011 domicílios com o objetivo de fornecer informações para subsidiar a política nacional de controle do tabaco. Seus dados foram apresentados no Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto.

 Veja abaixo vídeo sobre a publicidade pró-tabaco destinada a mulheres

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