Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comportamento / 2017 / Migrantes estrangeiros sofrem dificuldades para se adaptar no país

Migrantes estrangeiros sofrem dificuldades para se adaptar no país

por rodrigo.martani última modificação 29/08/2017 11h56
Nova lei que traz benefícios para pessoas que vieram de outro país entrou em vigor no último dia 22 de agosto

Publicado em 29/08/2017 11h47

Última atualização em 29/08/2017 11h56

Da Redação*

Mudar de cidade ou estado já não é considerado uma tarefa fácil, mudar de país então é uma missão ainda mais difícil. É o que conta Carolina Oliver,  gerente de estratégica e operações da Fundação María Cecília . "Minha mãe que era professora no Uruguai nunca mais foi professora no Brasil." 

Carolina contou que sua mãe não conseguia trabalhar porque não se sentia confortável deixando-a com pessoas com muitas diferenças culturais importantes, como a língua, por exemplo. "Com certeza eles (meus pais) passaram por momentos muito difíceis", disse a gerente.

Outros fatores que dificultam a estadia dos imigrantes estrangeiros no país  são as novas regras sociais, um novo código civil e outro sistema de leis e impostos. Carolina Oliver contou que passou por essas dificuldades mas agora já possui a cidadania brasileira. "Pode parecer bobo mas quando recebi o papel me emocionei. Como estava sozinha, acabei até tirando uma foto e mandei para os meus pais."

No último dia 25 de maio foi sancionada uma nova lei que trará benefícios aos migrantes. Essa legislação entrou em vigor no último dia 22 de agosto. 

De acordo com a advogada e professora universitária Bárbara Sachett, afirmou que o Brasil ainda não está preparado para facilitar a adaptação do migrante. "Desde a burocracia do dia a dia para lidar com os migrantes passando pelo desconhecimento da legislação e até do idioma."

 

Reportagem: Elton Galdino

 

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento