Consumo tem queda de 1,6% em janeiro

Alta do IPI de importados e chuvas contribuíram para reduzir o ritmo do comércio

GUILHERME MONFARDINI
da Redação*

Após três meses de altas consecutivas, janeiro registrou queda no consumo. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a queda foi de 1,6% em relação a dezembro de 2011. A comparação exclui de dezembro o aumento das vendas do natal.

“Para a economia queda em um único mês não representa muito. Seria relevante se ocorresse uma sequência de quedas. Se fevereiro e março também caírem será preocupante”, disse o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.

De acordo com o instituto, os segmentos que mais tiveram redução foram o de veículos, motos e peças, com 2,9%, e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com 1,7%. Combustíveis, lubrificantes e materiais de construção  tiveram aumento nas vendas de 0,9%.

“O aumento do IPI (imposto sobre produto industrializado) para os carros importados foi um dos fatores que diminuiu o comércio de veículos. Outro fator que fez o consumo cair foram as fortes chuvas, pois as pessoas não gostam de fazer compras com chuvas.”, disse Rabi.

De acordo com o Serasa Experian, a redução nas vendas levou muitos lojistas a antecipar as liquidações de verão, que sempre ocorrem após o Carnaval. 

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo



Ações do documento
registrado em: