Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Educação / 2017 / Educação para Jovens e Adultos possibilita conclusão do ensino médio e fundamental

Educação para Jovens e Adultos possibilita conclusão do ensino médio e fundamental

por guilherme.guilherme última modificação 12/09/2017 10h55
EJA está disponível em cerca de mil escolas do estado de São Paulo

Publicado em 12/09/2017 10h55

Última atualização em 12/09/2017 10h55

Especial para o Rudge Ramos Online*

A evasão escolar continua sendo uma preocupação no Brasil. Em 2014, cerca de 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos estavam fora da escola, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Ainda de acordo com o levantamento, 52% desses adolescentes ainda não tinham concluído o ensino fundamental, em 2004 esse valor era de 74%.

Para conseguir o diploma do ensino fundamental e até do ensino médio, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) é visto como oportunidade por aqueles que deixaram a escola quando mais novos. No estado de São Paulo existem em torno de mil unidade que oferecem esse tipo de ensino para jovens e adultos.

Lucinete de Faria, professora que leciona para jovens e adultos em Diadema, diz que por conta de muitos alunos do EJA já trabalharem, muitos deixam de concluir os estudos já que precisam dar prioridade à atividade remunerada. “Às vezes o horário do trabalho é modificado e eles acabam desistindo da escola por causa disso.”

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento