Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / 2010 / Julho / Rock como expressão da juventude: de Elvis aos dias de hoje

Rock como expressão da juventude: de Elvis aos dias de hoje

por rroeditor — última modificação 30/06/2010 19h15
O estilo musical surgiu nos anos 50, com Elvis Presley.

Publicado em 30/06/2010 19h15

Última atualização em 30/06/2010 19h15

Abrahão de Oliveira

Os jovens sempre procuraram ser rebeldes e diferentes. Um dos principais meios de demonstrar esse pensamento e as novas ideias é através da forma de se vestir, da atitude e da música. O rock é um exemplo clássico de expressão da juventude.

Esse estilo musical surgiu nos anos 50, com um nome conhecido até hoje: Elvis Presley.Vale destacar nessa época também os roqueiros Chucky Berry e Little Richard. Essa década pode ser considerada os primeiros passos do rock como conhecemos hoje.

Os anos 60 representaram a rebeldia por partes dos jovens, devido a esse fator essa década ficou conhecida como "Os Anos Rebeldes", e o rock foi modificado por isso. A década recebeu esse nome graças aos diversos movimentos pacifistas e manifestações que aconteceram contrários a Guerra do Vietnã.  Nesse período surgiu uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: Os Beatles.

As letras de rock ganharam um caráter político de contestação. Um exemplo  disso são as músicas de Bob Dylan, que faz sucesso até hoje. Nessa mesma época surgiram outras grandes referências musicais como: Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Rolling Stones.

No final da década acontece o mais famoso festival de música de todos os tempos: O Festival de Woodstock, que trouxe o lema “paz e amor”. Cerca de meio milhão de jovens compareceram ao concerto que contou com a presença de grande parte das bandas que faziam sucesso na época. O gerente comercial Marcos Valério,62, contou: “Na época o Festival de Woodstock representou a libertação. O lema do sexo, drogas e rock and roll nunca ficou mais explicito. Foi o momento em que o rock ficou mais livre.”

Outras bandas que fizeram sucesso nesse período foram: The Mamas e The Papas, The Who, Pink Floyd dentre outras.

A década de 70 representou a popularização e a massificação do estlio roqueiro. Um dos diferenciais dessa época é o surgimento do videoclipe. Surge o heavy metal representado por Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Nesse mesmo período surge também um tipo de som mais leve, que contagiou todo o mundo,a chamada dance music. As referências desse tipo de música foram cantores como Frank Zappa, Creedence e Elton John. Nessa mesma época o Glam Rock ganhou força, movimento que havia surgido no fim dos anos 60.

Esse novo estilo combinava cílios postiços, saltos altos, trajes elétricos por parte dos cantores e voltavam o visual para a androginia. Um cantor famoso que passou por essa fase do Glam Rock foi David Bowie.

Os anos 80 foram marcados pela convivência de várias ramificações do rock.  Uma dessas ramificações que merece destaque é o new wave, que teve como destaques The Police e The Clash.

No dia primeiro de agosto de 1981, surgiu a rede MTV, voltada totalmente para o mundo da música e para as noticias sobre o rock. No final da década surge a banda irlandesa do U2, com letras de protesto e com forte caráter político.Nessa mesma época surgem mais dois ícones do rock: Madona e Michael Jackson, este dono do álbum mais vendido de todos os tempos: Thriller.

O período dos anos 90 ficou marcado por fusões de diversos tipos de ritmos e do sucesso em todo mundo do rap e do reggae. Surgem bandas como Red Hot Chilli Peppers e Faith no More, que fundiram o heavy metal e o funk. Esse novo tipo de música caiu nas graças dos rockeiros e se tornaram sucesso rapidamente.

Em Seattle, na Califórnia surge o movimento grunge sob a batuta do grupo Nirvana, cujo vocalista Kurt Cobain é o maior representante desse estilo. Outras bandas de grande destaque nesse período foram: Pearl Jam e R.E.M.No Brasil tivemos alguns representantes do rock, como Raul Seixas, Capital Inicial, Skank, Titãs e Legião Urbana.

Nos últimos dois anos surgiram dois estilos musicais, baseados no rock, que causaram furor nos  jovens. O estilo emocore e o estilo “colorido”. O estilo colorido representa uma “evolução” ao estilo emo. O primeiro possuía letras voltadas á tristeza e a insatisfação amorosa, Já o estilo “colorido” representa o contrário.

Ele é baseado em falar sobre sonhos, metas a serem alcançadas e expectativas par relacionamentos futuros. As bandas características desse estilo musical procuram criar letras alegres e simples, além de com seu visual colorido, modificar o cenário da música nacional.

Ações do documento

registrado em: