Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / 2014 / 04 / Portões exibem arte em Santo André

Portões exibem arte em Santo André

por Lucas.balieiro — última modificação 03/04/2014 10h58
Moradores da Vila Alzira cedem entrada de suas casas para artistas da região exporem suas obras

Publicado em 03/04/2014 10h58

Última atualização em 03/04/2014 10h58

Portões exibem arte em Santo André
Obra exposta em evento de 2011, na Vila Alzira - Foto: Divulgação

 

LUCAS ALENCAR
Da Redação*

Um portão pode expor uma obra de arte. Essa é a proposta do "Cuiabá 153 & Portões que Falam", que acontece em Santo André neste sábado (5), no bairro Vila Alzira. Organizado pela artista plástica Sueli de Moraes, o evento propõe que os moradores de uma rua do bairro usem os portões de suas casas para exibir alguma intervenção artística visual.

A programação acontece a cada dois anos e já teve duas edições, que aconteceram na casa de Sueli. Pelo projeto, há também atividades de teatro, dança, literatura e desenho. Neste ano, foi firmada uma parceria com o movimento artístico francês "Les Fenêtres qui Parlent" (As Janelas que Falam), que faz exposições e intervenções artísticas nas janelas da cidade de Lille, na França, durante um mês.

A ideia de Sueli é adaptar a proposta francesa ao contexto urbano do Brasil, em que os portões têm mais presença do que as janelas nas casas. A artista plástica disse que alguns moradores da rua aceitaram o uso de seus portões para a exposição. “Nós não contamos quantas pessoas permitiram que usemos os portões, mas uma boa parte gostou da ideia, vai participar e ceder o espaço.”

A Prefeitura de Santo André apoia a edição deste ano e forneceu divulgação e segurança no dia da mostra. “A prefeitura imprimiu os folhetos de divulgação, incluiu o evento nos e-mails com a agenda cultural da cidade e vai organizar o policiamento e o fechamento da rua”, disse Sueli. A Secretaria de Cultura se comprometeu a criar um catálogo com fotos do evento, segundo ela.

Por conta da divulgação dos organizadores, dos artistas e da prefeitura, a expectativa é que a edição deste ano tenha mais público. “Recebemos cerca de 100 pessoas em 2009 e 2011, mas esperamos mais de 200 visitantes neste ano”, afirmou Sueli.

Os planos para os projetos após esta edição são maiores. “Quero continuar organizando o 'Cuiabá 153' em minha casa, de dois em dois anos, mas quero realizar o 'Portões que Falam' anualmente, na mesma época que o evento francês das janelas”, contou Sueli.

A artista plástica quer expandir o projeto para outros pontos da cidade, para que todos tenham acesso à cultura, principalmente para a periferia.

SERVIÇO:
"Cuiabá 153 & Portões"
Local: Rua Cuiabá, Vila Alzira – Santo André
Horário: Sábado (5/4), das 10h às 22h.

Para consultar a programação e obter mais informações sobre o projeto e os artistas, consulte o site do "Cuiabá 153", pelo endereço www.cuiaba153.wix.com/portoesquefalam.

* Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: ,