Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / 2017 / Música coreana conquista fãs

Música coreana conquista fãs

por erika.motoda última modificação 31/08/2017 11h07
K-pop alia música, moda, diversidade e coreografias ritmadas à cultura dos jovens brasileiros

Publicado em 31/08/2017 10h22

Última atualização em 31/08/2017 11h07

Música coreana conquista fãs
Banda 2NE1, grupo que faz sucesso entre brasileiros - Foto: Divulgação

MAYARA SERRA 
Especial para o Rudge Ramos Jornal*

“강하게 나를 포용 나는 의식이있어 때까지 저를 흔들”. Você consegue traduzir o que está escrito? Não? Lá vai: “Abrace-me fortemente e me balance até que eu fique inconsciente”. Pode parecer uma frase qualquer, mas faz parte de uma música cujo estilo é conhecido como k-pop. Tem origem coreana e está atraindo adeptos no Brasil.

Original da Coreia do Sul desde 1960, o Korean Pop, mais conhecido como k-pop ou pop coreano, alia diversidade, moda e coreografias ritmadas. As músicas pop sul-coreanas são marcadas pela mistura de vários gêneros musicais como rap, hip-hop, eletrônico, blues e pop-rock.
A estudante Julia Rocha, 17, afirma que o k-pop não é só um estilo musical, mas também um estilo de vida que muda o comportamento dos fãs, como vestimentas e vocabulário.

“Conheci o gênero em 2012 por meio de um clipe musical exibido no supermercado e a partir de então me apaixonei e comecei a pesquisar. Meu estilo mudou, minhas roupas mudaram, assim como meu cabelo, que atualmente é colorido. O k-pop quebra muitos tabus e me ajuda bastante.”

Leia mais:
Fãs de k-pop sentem falta de loja física na região
Meninas do ABC criam o grupo musical Royal

A chegada do k-pop no Brasil começou com o sucesso internacional do cantor solo Psy, autor da música “Gangnam Style”, que obteve um bilhão de visualizações no YouTube e fez com que os jovens passassem a se interessar pela cultura coreana, afirma Julia.

Os Idols, como são chamados os jovens músicos, não têm vida fácil. São treinados por agências e empresas a fim de se tornarem ídolos juvenis. Após anos de treinamento duro composto por aulas de canto, dança, coreografia, línguas e boas maneiras. Os artistas que se destacam são reunidos em grupos e assim são lançados à mídia.

A estudante e fã de k-pop Celyne Xavier, 17, afirma que a primeira coisa que chama atenção nas apresentações desses grupos são as coreografias. “Tudo neles é criado e organizado à perfeição. Não é simplesmente uma apresentação ou um vídeo, os grupos ensaiam diariamente, o figurino tem de ser perfeito, assim como a maquiagem e os passos de dança. Após o grupo ser debutado, ou seja, ser lançado oficialmente, a empresa investe e os artistas retribuem trabalhando duro. O k-pop é uma indústria em ascensão nos dias de hoje.”

A reportagem fez um levantamento com fãs e adeptos ao estilo e as bandas mais conhecidas e aclamadas no momento, são: 2NE1, BTS, Monsta X, Super Junior e Got-7. 

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento