Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / Batalha da Matrix comemora três anos com edição especial

Batalha da Matrix comemora três anos com edição especial

por nathalia.souza última modificação 09/05/2016 10h06
Festa de aniversário será neste sábado (7), no Parque da Juventude em São Bernardo

Publicado em 06/05/2016 15h20

Última atualização em 09/05/2016 10h06

Batalha da Matrix comemora três anos com edição especial
Evento ocorre toda noite de terça-feira - Foto: Reprodução - Facebook da Batalha da Matrix/Diego Melo

LARISSA PEREIRA
Da Redação*

Música, arte e cultura hip hop. Esses elementos são a base da Batalha da Matrix que comemora três anos. O evento ocorre todas as terças feiras à noite, em frente à Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, e reúne centenas jovens da região que procuram difundir a cultura hip hop dentro e fora das periferias.

Neste sábado (7), a partir das 14h, o Parque da Juventude Città Di Moróstica, será palco da festa de aniversário que contará com a presença do rapper Gog, 14 atrações regionais e a já tradicional disputa de rimas.

Além do crescimento constante da Batalha, tanto na praça quanto nas redes sociais, o encontro conta agora com o apoio da Prefeitura de São Bernardo. Segundo um dos organizadores do evento, Diogo de Brito Bruno, essa aproximação tem melhorado questões como o tráfico de drogas, a segurança do local e o vandalismo. “Hoje, a gente tem a oportunidade de entrar em editais e em programas que a prefeitura oferece”, contou.

Mas, nem sempre foi assim. Nestes três anos, os participantes já tiveram de enfrentar reclamações de moradores do entorno da praça e bombas da Polícia Militar. A última ação policial ocorreu no dia 26 de janeiro deste ano e gerou protesto dos frequentadores. O caso repercutiu e os organizadores acabaram conversando com o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), para chegarem a um acordo e evitar que situações como aquela se repitam.

Para o integrante do grupo de rap Amani e frequentador da Batalha da Matrix Anderson Carvalho Neri, o evento é importante, pois reúne um público diversificado e tem o banco da praça Matriz como palco de um evento que pode “aumentar a visão e a consciência de quem está ali”. O artista defende que os "valores" ali apresentados vão muito além do rap. "Eu me sinto bem, porque não vejo ninguém julgando suas vestimentas ou reparando na sua cor ou coisas do tipo. A maioria está ali para aprender e se divertir”, explicou.

Matrix nas Quebradas

Além dos encontros das terças feiras, a batalha também é promovida em bairros periféricos da cidade. Todo o último domingo do mês, um ponto da cidade é escolhido e recebe a disputa de rimas e alguns grupos de rap da região. De acordo com Diogo de Brito Bruno, o objetivo é levar arte e cultura para as periferias, não só para o centro.

“Há jovens que não têm oportunidade de estar saindo na terça de noite, por serem novos, a mãe não deixa, tem medo. Então, a gente procura levar o que fazemos para as periferias, onde falta cultura, lazer e uma visão política em meio à crise que estamos vivendo”, afirmou o organizador.

Mulheres

Além do preconceito, a falta de oportunidade e de espaço dentro do rap faz com que a participação feminina seja menor. Para estimular a inserção das mulheres, os organizadores promoveram, em março, uma edição especial: a “Batalha das Minas”. “O intuito foi deixar as meninas mais à vontade e rimar entre elas, porque, até então, a Batalha durante a semana é livre para todos os gêneros, mas como elas não têm muito incentivo, acabam ficando com medo durante a semana por ter bastante homem”, disse Bruno.

A vencedora desta edição, Thayna Carolina, de 18 anos acredita que a iniciativa é importante, pois “querendo ou não a voz feminina ainda é muito abafada”. But’s, como é conhecida a rapper, começou a cantar rap há um ano e disse que o começo foi difícil, mas, com o tempo, foi conquistando espaço e respeito. “’ Vieram me falar que rap era para homem, o rap é meu alimento e eu vim pro mundo cheia de fome’ essa é uma frase de um som meu e acho que já diz tudo.”

Batalha da Matrix - edição de aniversário
Parque da Juventude Città Di Moróstica 
Endereço: Av. Armando Ítalo Setti, 65 - Baeta Neves, São Bernardo
Data: Sábado (07), das 14h às 21h

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações 

Ações do documento