Você está aqui: RROnline Notícias Entretenimento Pasta 2 Escritor de São Bernardo vence Prêmio Jabuti 2008 e expõe obra em biblioteca

Escritor de São Bernardo vence Prêmio Jabuti 2008 e expõe obra em biblioteca

por cultura — última modificação 07/10/2008 14:34
Manuel Filho mostra sua vida e a influencia da literatura nas bibliotecas públicas da cidade.

Publicado em 07/10/2008 14:34
Última atualização às 14:34

Contraste | A A+ A++
Escritor de São Bernardo vence Prêmio Jabuti 2008 e expõe obra em biblioteca

Manuel Filho irá receber o prêmio Jabuti 2008 no dia 31 de Outubro. Foto: Arquivo pessoal do autor

ANA CAROLINA D’ANGELIS

A exposição “De Todos os Tempos” retrata a vida e obra de Manuel Filho, vencedor do prêmio Jabuti deste ano com o livro didático “No Coração da Amazônia”. Fotos, cartazes e textos, três vitrines com objetos pessoais e profissionais do artista, como carteirinha da biblioteca, caderno de redação, hino que escreveu para São Bernardo, manuscritos de livros, partituras de músicas de sua autoria, entre outros, integram a exposição que retrata a trajetória cultural e artística do autor que desde a infância freqüenta bibliotecas.

Além disso, os visitantes podem conhecer os livros de sua autoria, entre eles: “O Ouro do Fantasma” e “Quem tem medo do Boitatá?”. Todas as obras do autor também estão à disposição no acervo das bibliotecas da cidade.

A iniciativa da exposição sobre Manuel Filho foi da Divisão de Biblioteca Pública da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo e faz parte da comemoração de 50 anos da Biblioteca Pública na cidade, completados em abril de 2008.

Foi na década de 70 que o escritor descobriu os livros: “Minha paixão pela literatura teve início na Biblioteca Pública Monteiro Lobato quando tive os primeiros contatos com os escritores que iriam influenciar toda a minha vida, entre eles, Francisco Marins e sua série Taquara-Póca e Lewis Carroll, autor de Alice no País Das Maravilhas”, conta.

O livro premiado “No coração da Amazônia”, segundo Manuel Filho, é o resultado de uma extensa pesquisa e de uma viagem feita a Manaus em 2007. “Ele (o livro) integra a coleção (EN)cantos  do Brasil da Editora Escala Educacional, que foi integralmente premiada com o Jabuti 2008. Abordo, principalmente, a destruição do meio-ambiente e o tráfico de animais silvestres”, explica. Na obra variados aspectos são discutidos como: poluição, desemprego, hábitos locais. Está presente ainda o rico passado da cidade através do Teatro Municipal e do ciclo da borracha.
Em relação ao prêmio Jabuti de 2008, o escritor diz que preencheu um espaço muito importante na vida dele. “Saber que fui premiado causou-me muita alegria e uma grande surpresa. Intimamente, sempre desejamos que nosso trabalho seja lido, reconhecido”, comenta . A festa de entrega será em 31 de outubro de 2008, na Sala São Paulo.

No dia 23 de outubro (quinta-feira) o autor estará na Biblioteca Malba Tahan para um bate-papo com os freqüentadores do espaço sobre o tema: "O escritor e o processo de criação". O evento também é aberto ao público e ocorrerá às 18h.
A exposição está na Biblioteca Malba Tahan, que fica na Rua Helena Jacquey, 208 – Rudge Ramos – das  8h às 13h30, de segunda a sexta feira, até 31 de Outubro - tel.: 4368-1010.

Ações do documento
registrado em: