Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / Pasta 3 / IV Mostra de Bonecos de SBC

IV Mostra de Bonecos de SBC

por rroeditor — última modificação 03/10/2008 08h48
Evento começa no dia 10 de outubro e vai até o dia 9 de novembro.

Publicado em 03/10/2008 08h48

Última atualização em 03/10/2008 08h48

IV Mostra de Bonecos de SBC
evento ocorre até 9 de novembro e tem entrada gratuita - Foto: divulgação

ANDRÉ BATTISTINI
CYNTHIA TAVARES
do Rudge Ramos Jornal


A 4ª Mostra de Bonecos e Formas Animadas de São Bernardo começa no próxima dia 10 de outubro e vai até o dia 9 de novembro. O evento tem como objetivo reunir técnicas e estilos do teatro de animação, com espetáculos infantis e adultos, além da realização de workshops, exposições e intervenções artísticas.

A Mostra acontece no Teatro Elis Regina e no Parque Salvador Arena. Haverá também um “Caminhão-Palco”, que passará por bairros periféricos da cidade. A entrada é gratuita, sendo que, os ingressos para o teatro estarão disponíveis uma hora antes na bilheteria.

Segundo a organizadora da Mostra Andréa Dias, o público alvo do evento não é somente as crianças, mas os adultos também poderão se divertir com os bonecos. “O legal é o poder dado mediante aos objetos simples que criam formas e instigam a imaginação”, afirmou. Alguns espetáculos têm censura acima de 14 anos e são totalmente voltados para os adultos.

“O Diálogo sobre o Boneco Popular do Brasil”, um encontro ente artistas e pesquisadores do boneco popular, abre a Mostra no Elis Regina. O teatro de formas animadas vem se desenvolvendo nos últimos 20 anos. Já o teatro de bonecos é uma arte milenar.  

Veja a programação:

  • Atividades de formação:
     
    Diálogo Sobre o Boneco Popular Do Brasil / Lançamento Da Revista “Carroça De Manulengo” -  Sexta-feira (10), às 19h no Teatro Elis Regina.

    O encontro reúne artistas e pesquisadores da arte do boneco popular para tratar das dificuldades e das perspectivas dessa manifestação teatral no país. Convidados: Celso Ohi, Danilo Cavalcante, Sandro Roberto dos Santos, Sebastian Marques e Valdeck de Garanhuns.
     Bonecas, Bonecos e Quadros em Papel Machê “Fábrica de Sonhos” - Sexta-feira (10), às 20h no Centro Cultural Antônia Marçon Bonício.

    Exposição de obras da artista plástica Natasha Faria, do grupo Inventor de Sonhos (Campinas-SP), que desenvolve diversas técnicas de reciclagem na construção de seus bonecos, feitos com papel machê. Visitação até 9 de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

    Oficina de Construir Sonhos - sábado (11), das 9h às 13h no Centro Cultural Antônia Marçon Bonício.

    Workshop de construção de bonecos de mamulengo com o grupo Inventor de Sonhos (Campinas-SP). Com massa de papel machê, tintas e pincéis, demonstra-se como se faz a massa do boneco, como pintá-lo e finalizá-lo com adereços e roupas. Coordenação de Sebastian Marques. Público alvo: professores, arte-educadores e interessados em geral (adultos). Inscrições de 1 a 10, pelos telefones 4336-8206 e 4336-8234 ou pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com. Número de vagas: 20. Serão fornecidos certificados.

    Em Busca de Uma Dramaturgia Física - Sábado (8/11),  das 9h às 12h no Teatro Elis Regina.

    Workshop sobre linguagem de animação corporal com o grupo Tato Criação Cênica (Curitiba-PR). Serão utilizadas técnicas corporais atrávés da dança contemporânea, mímica, jogos teatrais, clown e manipulação de objetos. Facilitadores: Dico Ferreira e Katiane Negrão. Público alvo: interessados em geral (adultos). Inscrições de 29 de outubro a 7 de novembro, pelos telefones 4336-8206 e 4336-8234 ou pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com. Número de vagas: 20. Serão fornecidos certificados.
  • Programação dos Espetáculos infantis
     
    Celso Ohi - Domingo (12) às 14h no Parque Municipal Eng. Salvador Arena.
    Breves intervenções artísticas do bonequeiro de São Bernardo, antecedendo o primeiro espetáculo da mostra.

    Gigantes De Ar - Domingo (12) às 16h no Parque Municipal Eng. Salvador Arena.
    Pia Fraus (São Paulo-SP). Espetáculo de rua inspirado nas populares apresentações de circo-teatro, no qual palhaços e bonecos infláveis gigantes se reúnem em uma atmosfera de humor e poesia circense.

    A Cuca Fofa De Tarsila - Sábado (18) às 16h no Parque Municipal Eng. Salvador Arena.
    Cia. Articularte (São Paulo-SP). Inspirado na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, o espetáculo conta a história da paixão arrebatadora do Boi da Lua pela Negra Tarsila, que está prometida de casamento ao Abaporu.

    2 Números - Domingo (19) às 16h no  Teatro Elis Regina
    Cia. Teatro Portátil (Rio de Janeiro-RJ). Espetáculo composto por duas peças curtas. Em Cama de Gato, um fio de algodão desenha figuras e formas pelo espaço. De Dentro coloca em cena um intrépido boneco que sai do interior de caixas de papelão para desvendar o ambiente ao redor.

    Chapeuzim Vermelho - Sábado (25) às 16h no Parque Municipal Eng. Salvador Arena.
    Cia. Articularte (São Paulo-SP). Inspirado na obra de Charles Perrault, o espetáculo apresenta as aventuras da menina que, na floresta, a caminho da casa da vovó, encontra o Lobo Mau. O conto de fadas recheado de aventura e humor é mostrado por meio da delicada técnica dos bonecos de luvas.

    Um Maestro Louco Por Beethoven - Domingo (26) às 16h no Teatro Elis Regina.
    Cia. Quase Cinema (São Paulo-SP). Livremente inspirado no filme Ensaio de Orquestra, de Federico Fellini, a peça mostra um maestro apaixonado pelas composições de Beethoven que é convidado a reger uma orquestra de sombras, mas os instrumentos não colaboram.
  • Espetáculos Adultos
    Yepá, Avó Do Mundo -Sábado (18) às 20h no Teatro Elis Regina.
    Aldeia Teatro de Bonecos (Belo Horizonte-MG). Um dia, três mulheres com saudades de sua infância resolvem “inventar” uma avó para lhes contar histórias. Assim, com barro, pedras, sementes e lembranças, elas constroem Yepá, a mais velha avó do mundo.
    Sonho de uma Noite de Verão - Sábado (25) às 20h no Teatro Elis Regina.
    N 3 (São Paulo-SP). Do texto de William Shakespeare, o espetáculo fala das vicissitudes de dois casais de namorados perdidos em uma devastada floresta. O rei dos elfos utilizará os poderes do último vestígio de vida vegetal para consertar os amores dos mortais.
  • Caminhão-Palco nos bairros
    Homem Palco em Contos do Brasil - Sábado (18) às 11h no Montanhão, e às16h no Vila São Pedro
    Cia. da Tribo (São Paulo-SP). Um ator bonequeiro e um músico apresentam três contos compilados por Câmara Cascudo: A Princesa Adivinhona (história de princesa que desvenda todos os enigmas), O Marido da Mãe D’Água e O Sapo com Medo de Água (as aventuras de um sapo astuto).
     Bendito os Beneditos- 25/10 sábado 11h  Batistini- 25/10 sábado 16h  Jd. Detroit
    Inventor de Sonhos (Campinas-SP). Espetáculo que reúne vários personagens da tradição do mamulengo: Dona Quitéria, Capitão João Redondo, Sargento Bitola, Boizinho Brincadeira e Cobra das Sete Luas. “Se a brincadeira dura pouco, a memória dura para sempre”.
    Endereços:
    - Teatro Elis Regina - Av. JOão Firmino, 900 - Bairro Assunção. (Retirar ingressos com uma hora de antecedência)
    - Parque Engenheiro Salvador Arena - Av. Caminho do Mar, 2980 - Rudge Ramos.


Ações do documento

registrado em: ,