Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / Pasta 4 / São Bernardo cria Centro Livre de Música e quadruplica oferta de cursos

São Bernardo cria Centro Livre de Música e quadruplica oferta de cursos

por cultura — última modificação 08/04/2009 18h51
Projeto que será implementado em maio na cidade terá capacidade para até 1.100 participantes.

Publicado em 08/04/2009 18h51

Última atualização em 08/04/2009 18h51

MARIANA BELLOTI

São Bernardo amplia a oferta de cursos de formação musical com a criação do Centro Livre de Música, projeto que será implementado em maio na cidade e terá capacidade para até 1.100 participantes. Atualmente, o trabalho esta restrito à Banda Mirim e às 13 oficinas culturais públicas que, juntas, atendem 300 pessoas.

O novo modelo será realizado no Teatro Martins Pena e contará com módulos teóricos e práticos de aproximadamente 15 aulas cada. Segundo Geisa Tanganeli, do Departamento de Ações Culturais da prefeitura, as aulas práticas consistirão em alfabetização musical, linguagem e estruturação musical, harmonia avançada e improvisação, arranjo, instrumentação e contraponto, história e estética da música e percepção.

Para aqueles que estão interessados em aprender um instrumento, o Centro Livre de Música vai oferecer aulas de flauta transversal, clarinete, saxofone (soprano, alto, tenor), trompete, trombone, guitarra, teclado, contrabaixo elétrico, percussão e bateria, além de aulas de canto.

Não é preciso ter um instrumento ou qualquer conhecimento musical para se matricular.

“Para o aluno que não possuir o instrumento, a prefeitura cederá enquanto estiver matriculado no Centro. E para aqueles que já têm algum conhecimento, haverá teste de classificação de nível”, explicou Geisa.

A proposta do projeto é atender uma parcela variada da população. Para se inscrever no Centro Livre de Música é necessário ter a partir de 6 anos e ser alfabetizado, não tendo limite máximo de idade. Munícipes terão prioridade de atendimento.

Segundo Geisa, o objetivo principal dessa iniciativa é promover a capacitação musical, o acesso ao desenvolvimento criativo e a pesquisa em música. 

Ações do documento

registrado em: ,