Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / Santo André recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Santo André recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

por thais.silva — última modificação 09/05/2016 10h14
Exibição foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos

Publicado em 03/05/2016 15h25

Última atualização em 09/05/2016 10h14

Santo André recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
Mostra faz parte da programação cultural de Santo André para o mês de maio - Foto: Divulgação/Secretaria de Direitos Humanos

ADILSON JUNIOR
Da Redação*

Santo André recebe a 10ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. As exibições começaram na segunda-feira (2) e vão até 31 de maio. O evento foi criado em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos. A entrada para o evento é gratuita.

No evento, são mostrados filmes de circuito independente que tratam os direitos humanos como tema principal. A programação se iniciou na segunda (2) com a exibição do curta-metragem “Abraço de Maré” (Brasil, 2013, 16 min. Livre), de Victor Ciriaco, que narra a história de uma família ribeirinha que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potenji, no Rio Grande do Norte.

Também foi exibido o filme “Félix, o Herói da Barra” (Brasil, 2015, 72 min. Livre), de Edson Fogaça, longa que mostra a luta da comunidade de Barra de Araoeira, no Tocantins, pelo direito de ocupar a terra que pertenceu a Félix, ex-escravo e fundador da comunidade.

A mostra segue no dia 16 de maio, quando serão exibidos, a partir das 15h, o curta “O Muro é o Meio” (Brasil, 2014, 15 min. 10 anos), de Eudaldo Monção Jr., e “Porque Temos Esperança” (Brasil, 2014, 71 min. 10 anos), da diretora Susana Lira.

Fechando a programação, no dia 31, o público poderá assistir ao curta-metragem “Do Meu Lado” (Brasil, 2014, 14 min. Livre), de Tarcísio Lara Puiati, e o filme “500 Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina (Argentina/Brasil, 2013, 100 min. 12 anos), de Alexandre Valenti. Mais informações no site da ELCV.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, informou que a mostra é inteiramente organizada pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e que as exibições na cidade se dão graças à parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo. O evento integra a agenda cultural de maio da Prefeitura de Santo André.

A mostra é uma das medidas do Governo Federal para consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliar espaços de debate e discutir por meio da linguagem cinematográfica e contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Atualmente, o evento ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
Auditório Heleny Guariba – Praça IVº Centenário, s/nº - Centro, Santo André
Segunda (16) – a partir das 15h
Terça (31) – a partir das 15h
Entrada franca

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: