Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entretenimento / Saraus são opção cultural na região

Saraus são opção cultural na região

por nathalia.souza última modificação 09/05/2016 10h28
Eventos servem para diversas divulgações artísticas independentes

Publicado em 06/05/2016 09h54

Última atualização em 09/05/2016 10h28

Saraus são opção cultural na região
Banda Beef na primeira edição do Ponto na Cidade, em Santo André – Foto: Coagula Produções

MONIQUE ROSA

Especial para o RROnline*

De um tempo para cá, saraus vêm ganhando espaço na região. O intuito desse tipo de evento é reunir pessoas com um gosto em comum: a arte. Poesia, teatro, música e artes visuais, todos juntos em um ambiente intimista e de baixo custo.

“O sarau busca trazer cultura diversificada para o bairro e também possibilita trocas artísticas”, Sila Rocha, educadora e representante do Sarau do Nó, de Santo André.

Graças à internet, a divulgação de eventos culturais vem sendo cada vez mais fácil e efetiva, principalmente para os jovens, que acabam sendo seu maior público. “Notamos que vem crescendo uma cena cultural jovem, que promove e prestigia cada vez mais artistas independentes.”, declarou Dennis Siqueira, 19, fotógrafo e organizador do Ponto na Cidade, evento gratuito que reúne música e artes visuais e que teve sua primeira edição em Santo André.

“Normalmente os saraus são organizados sem nenhum apoio financeiro privado, o dinheiro vem do público que paga entrada. Alguns funcionam com as pessoas dando o valor que consideram justo, que é o caso do Picnic Sessions, evento que acontece nos parques do ABC”, contou Maria Clara Costa, 18, moradora de São Bernardo, estudante e frequentadora de eventos culturais da região.

 

Mas nem sempre é necessário pagar para assistir às apresentações, como é o caso do Sarau da UFABC, em São Bernardo, e do Sarau do Nó e do Ponto na Cidade, em Santo André. “A primeira edição do evento contou com ajuda da Prefeitura de Santo André na disponibilização de equipamentos técnicos do show e no pagamento das passagens dos artistas que vieram de outros Estados do Brasil.”, explicou Siqueira.

 

A intenção principal desse tipo de evento é não só promover cultura, como também reunir pessoas com um gosto em comum. Segundo o organizador do sarau da UFABC, Rafael Cavalcanti, 29, atividades culturais como um sarau são importantes não somente para a divulgação das obras de artistas conhecidos e desconhecidos, mas igualmente fazem que com as pessoas se relacionem, realizem trocas de ideias, de conhecimentos e de sentimentos, algo que penso ser cada vez mais importante nos dias atuais.

 

 

Saraus gratuitos no ABC


Sarau da UFABC – Artes visuais, poesias e música

Não tem data certa para acontecer

Rua Arcturus, 03 – São Bernardo

 

 

Sarau de Lua Cheia – Artes visuais, intervenções teatrais e música

Acontece todo sábado próximo de dias de lua cheia

Av. Presidente Kennedy, 1895 – São Caetano

 

Sarau do Nó – Artes visuais, intervenções teatrais, poesia e música.

Não tem data certa para acontecer

Rua Regente Feijó, 359 A – Santo André

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade  Metodista

Ações do documento