Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Esportes / 2012 / 05 / Regina Maura e Paulo Pinheiro estão tecnicamente empatados em São Caetano, diz Ibope

Regina Maura e Paulo Pinheiro estão tecnicamente empatados em São Caetano, diz Ibope

por deise.santos — última modificação 04/05/2012 12h04
Na pesquisa espontânea, candidata governista lidera

Publicado em 04/05/2012 11h45

Última atualização em 04/05/2012 12h04

Regina Maura e Paulo Pinheiro  estão tecnicamente empatados em São Caetano, diz Ibope
Com apoio do executivo, Regina Maura lidera pesquisa espontânea de intenção de voto - Foto: Divulgação

THIAGO PÁSSARO
Da Redação*

Os pré-cadidatos Regina Maura (PTB) e Paulo Pinheiro (PMDB) aparecem tecnicamente empatados na primeira pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (3).  Já na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, a governista é a mais citada pelos eleitores entrevistados. Na mesma pesquisa, o atual prefeito Auricchio recebeu 3% das intenções, embora não possa concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato.

A petebista desponta com 21% na pesquisa espontânea, seguida do oposicionista Paulo Pinheiro, com 15% das intenções de voto. Já quando os cartões com nomes dos pré-candidatos são apresentados, Pinheiro soma 36% da preferência, contra 34% de Regina Maura. Como a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou menos, há praticamente um empate entre os dois pré-candidatos.

Segundo a assessoria da campanha de Regina Maura, a pré-candidata deve utilizar aprovação dos eleitores em relação ao atual governo, registrada pelo Ibope, para manter e até elevar os atuais índices de intenção de voto a seu favor.

A campanha de Paulo Pinheiro prefere considerar apenas o resultado da pesquisa estimulada, em que o atual vereador aparece à frente de Regina. Segundo a assessoria do pré-candidato, o PTB desrespeita as leis eleitorais e faz campanha fora do período permitido. Pela Lei Eleitoral, a campanha começa oficialmente em 26 de maio.

Ainda na pesquisa estimulada, Edgar (PT) aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções, e Xavier (PCdoB) fica com a quarta posição, com 2%. Fernando Turco (PSOL) e Getúlio de Carvalho (PSC) não atingiram 1% da preferência dos entrevistados. O número de indecisos atingiu 9%.

GESTÃO ATUAL

A pesquisa também perguntou ao eleitor como ele avalia a atual administração da cidade, comandada por José Auricchio Júnior (PTB). As considerações de ótimo ou bom chegam a 60% dos entrevistados. Os munícipes que classificaram o trabalho do atual prefeito como regular somam 28% e apenas 11% dos entrevistados consideram o governo municipal ruim ou péssimo. Em relação à aprovação da administração, 67% é a favor da atual gestão, contra 25% que desaprova e 9% que não soube opinar.

Em outra sondagem, 30% dos eleitores gostariam que o próximo prefeito continuasse o trabalho realizado atualmente por José Auricchio Júnior,  26% expressa que quer poucas mudanças, com continuidade de muita coisa, 23% deseja manter alguns programas, mas com alteração de muita coisa, 17% quer mudança total da atual administração, e 4% não soube ou não respondeu.

Mesmo com grande aprovação do atual prefeito e seu trabalho, a pesquisa ainda mostra que 21% dos munícipes e eleitores apontam a violência como umas das áreas de maior preocupação e 20%, a falta de policiamento, o que faz com que o tema segurança some 41%. A falta de hospitais e médicos, além de enchentes, atingiram 6% cada.

A pesquisa, encomendada pela Asseam (Associação dos Amigos da Saúde Alfredo Manganotti), presidida pelo candidato do PCdoB e oposicionista, Éder Xavier, ouviu 404 moradores entre os dias 11 e 15 de abril. O levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número 15/2012.

* Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: