Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Esportes / 2015 / 08 / Palestra completa 80 anos nesta terça (1º)

Palestra completa 80 anos nesta terça (1º)

por marcelo.argachoy — última modificação 01/09/2015 16h58
Clube está atualmente licenciado do futebol profissional

Publicado em 31/08/2015 15h25

Última atualização em 01/09/2015 16h58

Palestra completa 80 anos nesta terça (1º)
Clube foi fundado para rivalizar com o EC São Bernardo- Foto: Divulgação/PSB

MARCELO ARGACHOY
Da Redação*

Um dos clubes de futebol mais antigos da região, o Palestra de São Bernardo completa, nesta terça-feira (1), 80 anos de existência. O time foi fundado em 1935 após Alfredo Sabatini, que era atleta do Esporte Clube São Bernardo, ser barrado de uma partida da equipe alvinegro.

“A ideia era criar um clube para ‘bater neles’”, contou o atual presidente do clube, José Fábio Cassettari Neto. Inicialmente chamado de Palestra Itália de São Bernardo, em homenagem ao clube homônimo da capital, por causa da herança italiana de seus fundadores,  passou a se chamar apenas Palestra em 1942.

O primeiro estádio era localizado onde hoje é a Praça Lauro Gomes, no centro da cidade. Em 1950, o time se filiou a Federação Paulista de Futebol, e passou a disputar as divisões de acesso do estadual. Apesar de nunca ter chegado a elite, o alviverde foi campeão da segunda divisão de juniores em 92 e vice-campeão da segunda divisão B2 do profissional, cinco anos depois.

No título de 1992, a equipe contava com o meio-campista Zé Roberto, que defendeu a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo (1998 e 2006) e hoje é jogador do Palmeiras. Outros atletas que passaram pela base do Palestra foram o zagueiro André Dias, que teve passagens por Lazio e São Paulo, e hoje defende a Portuguesa, e Fabinho, volante com passagens por Santos e Corinthians.

Desde sua fundação, o principal rival do Palestra era o Esporte Clube São Bernardo. As duas equipes se enfrentaram com frequência nos tempos de amadorismo e nas divisões menores do Paulistão. De acordo com o presidente do alviverde, apesar do clube ter nascido de uma desavença com o Cachorrão, a relação entre ambos é boa. “É uma rivalidade limpa, inclusive aconteceram casos de um clube acabar ajudando o outro em momentos de necessidade”, disse Neto.

O alviverde chegou a disputar amistosos contra o Santos de Pelé, no Estádio 1º de Maio (perdeu por 4 a 0), e contra o Bayern de Munique, no Baetão (derrota por 3 a 1). O time passou seus últimos anos ativos disputando a última divisão do Campeonato Paulista, se licenciando da federação em 2011.

Confira os principais problemas enfrentados por equipes das divisões inferiores no áudio a seguir:

“O plano é voltar para o futebol com as próprias pernas, sem investidores ou patrocinadores, a médio prazo”, explicou Neto. O Palestra já possui equipes sub-11 e sub-13 em atividade, mas sem disputar nenhuma competição oficial.

Atualmente, o Palestra tem equipes competitivas em outros esportes. No rugby, os Templários iniciaram as atividades em 2009 e venceram a Copa Grande ABC em três oportunidades. Além disso, o clube também possui equipes de handebol, hóquei e futebol americano (em parceria com o Palmeiras).

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento