Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Esportes / Pasta 6 / Torcedores relembram feitos do Aliança Clube

Torcedores relembram feitos do Aliança Clube

por esportes — última modificação 09/06/2009 22h40
Equipe representou São Bernardo durante sete temporadas e quase chegou na elite do Campeonato Paulista.

Publicado em 09/06/2009 22h40

Última atualização em 09/06/2009 22h40

Torcedores relembram feitos do Aliança Clube
Time do Aliança em 1976- foto: acervo Ademir Ueta

MATHEUS TRUNK

Atualmente, São Bernardo possui dois times disputando as competições oficiais da Federação Paulista de Futebol: o São Bernardo Futebol Clube (que está na A-2) e o Palestra (que disputa a quarta divisão). No final dos anos 70 e início dos 80, a cidade teve um representante de peso no futebol paulista, que era o Aliança Clube.

Fundado em 7 de setembro de 1969, o Aliança Clube era inicialmente mais um time de futebol de várzea da região do ABC. Porém, alguns anos depois o time sagrou-se campeão invicto do chamado Desafio Ao Galo, campeonato de futebol amador organizado e transmitido pela TV Record.

Em 1975, o time chegou ao profissionalismo e disputou o Paulistão da segunda divisão por sete anos consecutivos. “Era uma turma muito boa aquela do Aliança. Os jogadores mais experientes eram o Júlio Amaral, que tinha passado pelo Palmeiras e Botafogo de Ribeirão e eu”, explica Ademir Ueta, o China, ex-jogador que veio para o time de São Bernardo após passagens por Palmeiras, Guarani e outras equipes.

O vendedor de materiais elétricos Wilson Roberto de Souza acompanhava os jogos do time nos finais de semana. “Era a nossa diversão de todos os domingos acompanhar a equipe no estádio Baetão. O estádio ficava lotado. É uma pena que o time não tivesse uma grande estrutura”, lamenta ele.

No campeonato paulista de 1976, o Aliança se sagrou vice-campeão, perdendo a final para o XV de Jaú. “Na final, o time perdeu por 3 a 0. Não merecíamos isso, tínhamos um bom elenco. Creio que o problema é que o Aliança era mais dirigido com a emoção do que com a razão”, afirma o torcedor Daniel Martins da Silva.

Em 1982, o Aliança se fundiu com o Esporte Clube São Bernardo, deixando de existir. Segundo os torcedores, isso foi devido a falta de apoio da prefeitura. “A fusão foi desastrosa. Na minha opinião, a politicagem tomou conta do clube”, opina Souza.

Ações do documento

registrado em: