Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Moradores do Rudge Ramos reclamam da falta de manutenção das praças do bairro

Moradores do Rudge Ramos reclamam da falta de manutenção das praças do bairro

por giovanna.pellissari última modificação 03/10/2019 13h50
Praça dos Meninos é o maior alvo seguido do Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena

Publicado em 27/09/2019 15h10

Última atualização em 03/10/2019 13h50

Moradores do Rudge Ramos reclamam da falta de manutenção das praças do bairro
Ponte de madeira da Praça dos Meninos está deteriorada - Foto: Giovanna Vidoto

GIOVANNA VIDOTO
Da Redação*

A Praça dos Meninos e a Salvador Arena, principais praças de lazer e caminhada dos moradores do bairro Rudge Ramos, estão sendo alvos de reclamações por parte de moradores e frequentadores que alegam que os espaços parecem abandonados.

O professor universitário, Arquimedes Pessoni, 53, é morador do bairro e frequentador da Praça dos Meninos desde o ano passado, e reclama que os equipamentos do parque carecem reforma. “A ponte está corroída e apresenta perigo, os banheiros foram trancados com grades por causa dos roubos e mau uso do local. Dos bebedouros, apenas uma torneira das 12 está lá, talvez por ser de plástico. As demais foram roubadas”, explica. Além disso, também pontua sobre a iluminação estar suja e os lustres caindo e que a estátua do fundador da praça, o vereador Kiyoshi Tanaka, sumiu.

Sobre a estátua, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Serviços Urbanos, explicou que “o espaço foi alvo de vandalismo, que danificou diversos pontos em seu interior, inclusive o busto que foi retirado para restauração”.

A digitadora e moradora do bairro, Jucimara Bispo da Silva, 47, diz que a Praça andava abandonada, mas houve uma melhora na segurança. “Estava perigoso você andar aqui, mas agora está melhor. E também dar uma melhorada nos bebedouros, que está muito sujo”.

Leia Mais: Pronto atendimento do Taboão é entregue e serviços na unidade do Rudge Ramos são normalizados

O autônomo José Gonzales, 67, vai até a Praça de uma a duas vezes por semana e reclama da falta de manutenção no parque. “E a jardinagem, com as raízes das árvores invadindo a calçada de caminhada. Tudo estourado, detonado”.

Porém, existem outras opiniões sobre os parques. A administradora de contratos, Daniele Correa Vieira, 43, que caminha no Salvador Arena quase todos os dias, não tem reclamações em questão ao local. “Eu vejo sempre gente limpando e cuidando da grama. Eu acho que é um parque bem cuidado”, explica. A aposentada Rosa Melino, 87, acredita que o parque está bom e bem cuidado, mas que não concorda com a entrada de animais, como cachorros. “Estão varrendo direitinho, está bem tratado no caso do povo que mexe em tudo. é difícil ter uma coisa bem certinha”, alega.

A Prefeitura informou que o cronograma de reparos está agendado até o fim da semana, bem como o reforço no monitoramento em segurança. Além disso, esclareceu que, no Salvador Arena, a manutenção do lago é realizada regularmente por um biólogo, que atesta a qualidade da água, bem como verifica a situação das espécies de peixe.

 *Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento