Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde / 2015 / 11 / Campanha Novembro Azul é celebrada com atividades e exames gratuitos no ABC

Campanha Novembro Azul é celebrada com atividades e exames gratuitos no ABC

por cibele.oliveira — última modificação 10/11/2015 18h55
Unidades de saúde abrem exclusivamente para realizar testes rápidos e conscientizar homens sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em 10/11/2015 16h35

Última atualização em 10/11/2015 18h55

Campanha Novembro Azul é celebrada com atividades e exames gratuitos no ABC
São Bernardo celebra a campanha no dia 28, quando 34 unidades de saúde realizam exames gratuitos para detecção dos vírus HIV e das hepatites - Foto: Divulgação

 

ADILSON JUNIOR
ROGÉRIO NASCIMENTO
Da Redação*

Após o Outubro Rosa simbolizar a prevenção e a luta  das mulheres contra o câncer de mama, cidades do ABC realizam neste mês atividades e exames gratuitos para promover a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para celebrar a campanha, São Bernardo realiza no sábado (28), das 8h às 17h, o dia D do Novembro Azul, no qual 34 Unidades Básicas de Saúde oferecem testes rápidos para a detecção dos vírus HIV e das hepatites. Haverá também grupos de orientação sobre a prevenção do câncer de próstata, hipertensão, diabetes, tabagismo e uso abusivo do álcool e outras drogas.

O urologista Claudio Guimarães alerta que, para se prevenir do câncer de próstata, o homem deve procurar um médico a partir dos 45 anos. Caso tenha histórico familiar, a idade ideal para se consultar é aos 40 anos. “Se diagnosticado precocemente, é possível tratar o problema por meio de opções terapêuticas como cirurgia, radioterapia ou uma vigilância ativa com biópsias feitas regularmente a cada três meses”.

O médico ressalta a importância de campanhas como o Novembro Azul. “Esse tipo de câncer é o mais frequente na população masculina. Então, essas campanhas são importantes para evitar que o paciente descubra o problema em um estágio avançado, quando as propostas de curas terapêuticas têm eficiência menor”.

Também no dia 28 de novembro, o município de São Caetano promove, das 8h às 13, no Hospital São Caetano, o Mutirão da Saúde do Homem, com exames e atividades gratuitas voltadas ao público masculino.

O aposentado José Ferreira das Neves, 64, afirma que eventos como esse conscientizam a população a manter uma vida saudável. “As palestras são necessárias para eu me prevenir dos problemas que ocorrem na minha idade. Eu participo de uma reunião no posto perto da minha casa, é mensal e trata de assuntos interessantes”, afirmou.

Em Santo André, 15 unidades da rede básica de saúde oferecem exames de sangue, testes rápidos para diagnóstico de HIV, oficinas temáticas no Atrium Shopping, além de palestras sobre qualidade de vida, doenças sexualmente transmissíveis (DST), AIDS, tabagismo e outros assuntos relacionados ao Novembro Azul.

Confira a programação em Santo André:

 

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: