Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde / 2015 / 11 / Metodista promove ações para o Novembro Azul

Metodista promove ações para o Novembro Azul

por larissa.pereira — última modificação 26/11/2015 15h56
Policlínica realiza plantão de orientação e prevenção a doenças do coração e hipertensão

Publicado em 25/11/2015 18h15

Última atualização em 26/11/2015 15h56

Metodista promove ações para o Novembro Azul
Objetivo é mostrar importância de realizar exames preventivos - Foto: Larissa Pereira / RRO

LARISSA PEREIRA
Da Redação*

Em apoio à campanha do Novembro Azul, a Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo está promovendo diversas ações para a saúde do homem. A programação gratuita começou nesta segunda (23) e termina no próximo dia 27.

Em parceria com o curso de Fisioterapia, o evento conta com uma série de ações de esclarecimento e prevenção. Na quinta (26) e na sexta (27), das 16h30 às 18h30, os focos serão as doenças do coração, hipertensão, além de medição do IMC (índice de massa corporal) e aferição de pressão arterial. Para participar não é necessário fazer agendamento.

O objetivo é mostrar a importância de realizar exames preventivos. Segundo o médico fisiologista da Policlínica, Marcelo Spínola, há muitas doenças que demoram para apresentar sintomas, então o quanto antes o diagnóstico ocorrer mais fácil é a recuperação. “Se forem detectadas antes dos sintomas aparecerem é possível inibir o crescimento desordenado das células”, explicou.

De acordo com Spínola, é papel das instituições e dos governos promover esse tipo de campanha. “Faz parte da psique do ser humano, ele precisa ser lembrado de que é necessário se cuidar mais”, afirmou.

Para ele, o médico é como um parceiro que ajuda a administrar a saúde do paciente. Por isso, é necessário realizar consultas para contar como está se sentindo, como vem se alimentando e a frequência na qual realiza exercícios físicos. O especialista lembra que a avaliação depende da idade. “Aos 20 anos a avaliação é uma, aos 40 é outra.”

Leia mais: Campanha Novembro Azul é celebrada com atividades e exames gratuitos no ABC

Ouça a entrevista com Marcelo Spínola explicando algumas características da hipertensão:

 

Policlínica Metodista
Endereço: Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo
Data: 26 e 27 de novembro, das 16h30 às 18h30.
Telefone: 4366-5565.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: