Consumo sustentável traz impactos positivos ao meio-ambiente

Atitudes simples contribuem com a sustentabilidade do planeta

Publicado em 26/02/2009 18:31
Última atualização às 18:31

ANNA MARIA MUNHOZ

Pense nas ações que realizamos todos os dias, desde quando acordamos até o momento de dormir. Tomamos café-da-manhã, escovamos os dentes, tomamos banho, seguimos em direção ao trabalho ou a escola. Gastamos água, eletricidade, combustível (mesmo saindo de ônibus). Consumimos muitas coisas, sem ao menos abrir a carteira e alguma vez você já pensou nesses hábitos de consumo? Você sabe o que significa a expressão “consumo consciente”?

Há alguns anos o Brasil vem seguindo uma tendência que já se espalhou por muitos países da Europa: repensar o ato de consumir levando em consideração os impactos causados ao meio-ambiente, minimizando os negativos e maximizando os positivos.   

O consumo consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta. Quem já aderiu a esse comportamento percebe a necessidade de uma nova postura antes de comprar um produto. A possibilidade de reciclar o material, o tempo que determinado produto leva para se decompor na natureza e a procedência do que está sendo comprado são fatores decisivos na hora da compra.

Para o professor da rede pública de ensino da cidade de Mauá, Juliano de Paula Silva, a busca por iniciativas como essas são fundamentais. “É um trabalho de formiguinha, mas se cada um fizer a sua parte o resultado pode ser significativo.”  Há cerca de dois anos, Juliano separa o lixo reciclável e só vai ao mercado com suas próprias sacolas de pano. “Quando vemos que atitudes assim são viáveis e possíveis de serem realizadas é mais fácil estimular as pessoas a seguirem o mesmo comportamento”,  disse.

Mas quais outras atitudes podemos ter em prol de um mundo sustentável? De acordo com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, as ações são simples e não exigem esforços muito grandes. Por exemplo, podemos usar a vassoura ao invés da mangueira para varrer a calçada, evitar comprar mercadorias com muitas embalagens, ou ainda, usar a folha de papel dos dois lados. Prefira também embalagens que possam ser reutilizadas posteriormente, como uma lata de leite condensado que com criatividade pode se transformar em um porta-caneta. Com atitudes assim é possível evitar o excesso de lixo e as compras desnecessárias realizadas por impulso.

Ações do documento
registrado em: