Distúrbio intestinal atinge as crianças e pode causar problemas comportamentais

A alimentação correta, eliminando doces e massas pode ser a melhor solução para prevenir o intestino preguiçoso.

Publicado em 27/05/2008 20:33
Última atualização às 20:33

ERIKA SILVA

A constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre, está levando as crianças a enfrentarem dificuldades na hora de ir ao banheiro. Com a correria do mundo moderno é comum os pais não prestarem devida atenção na alimentação de seus filhos. E com a alimentação baixa em fibras, estresse e sedentarismo as crianças sofrem cada vez mais com o famoso intestino preguiçoso.

A alimentação correta, eliminando doces e massas pode ser a melhor solução para prevenir o intestino preguiçoso. "Sem uma alimentação balanceada, o sistema digestivo não tem um bom funcionamento. Assim, as fezes ficam ressecadas e exigem esforço para ser expelidas. A criança começa a temer a ida ao banheiro e começa a prender a evacuação, piorando e postergando o problema", explica o presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Dr. Antonio Frederico Magalhães.

Devido aos problemas intestinais as crianças podem ter mudanças no comportamento apresentando ansiedade e um baixo nível no rendimento escolar. Os pais devem ficar atentos para resolver o problema, pois não basta contar o número de vezes que a criança freqüenta o banheiro. “É necessário observar se as fezes são duras, ressecadas, em forma de bolinha; se ela sente dor ou desconforto ao evacuar e se vai menos de três vezes por semana ao banheiro”, afirma Dr. Antonio Magalhães. 

"Após serem excluídas outras doenças, é preciso ajustar a alimentação para resolver a situação", relata. Para isso, é preciso reforçar a utilização de alimentos que ajudem a regular o intestino, como frutas, verduras cruas e iogurtes com probióticos, que interferem na melhora da saúde digestiva. Além de fazer uma boa hidratação com água e sucos de frutas, caso contrário o intestino pode ficar ainda mais preso pela diminuição da umidade do bolo alimentar.

Ações do documento
registrado em: