Você está aqui: RROnline Notícias Saúde Pasta 4 Piercing na língua pode causar tumor maligno, afirma especialista

Piercing na língua pode causar tumor maligno, afirma especialista

Usado, principalmente, por jovens, o piercing na língua pode causar diversos malefício à saúde e até câncer bucal

Publicado em 04/03/2009 19:14
Última atualização às 19:14

Contraste | A A+ A++

DANIELA BARBOSA

O piercing é um artefato milenar, na época dos faraós, por exemplo, a joia no umbigo era de uso exclusivo da família real. Hoje, o acessório encanta jovens de todos os cantos do planeta e as perfurações chegam a  ser feitas nos lugares mais inusitados possíveis. Mas o que muitos desconhecem é que em algumas regiões, essas perfurações podem desenvolver tumores malignos.

Caio Racy, especialista em endodontia, explica que a língua é um local de risco para a colocação do piercing e os danos causados pela joia podem ser fatais. “A cavidade bucal é um ambiente úmido, com temperatura relativamente constante e que abriga mais de 300 espécies de bactérias, fungos e vírus, a soma de todos esse fatores pode causar de uma simples afta a um câncer bucal maligno”.

O estudante Caio Sabela, 19, tem piercing na língua há três, quando questionado sobre os risco de adquirir um câncer, o jovem afirma: “Eu tenho medo,  mas conheço tantas pessoas que têm piercing na língua e pelo menos com eles não aconteceu nada, por isso  meu medo diminui um pouco. Mas piercing é coisa de adolescente, então acho que não ficarei por tanto tempo a ponto de eu desenvolver um câncer”.

Além do tumor maligno, outros malefícios como perda parcial do paladar, fratura dental, tumores benignos, verrugas e manchas esbranquiçadas na língua podem também aparecer por causa do piercing. “A língua é formada por nervos e vasos sanguíneos e qualquer perfuração poderá causar danos muitas vezes irreversíveis”, afirmou Racy.

O especialista também disse que o desenvolvimento do tumor nem sempre está ligado à falta de higiene ou ao local onde o piercing foi colocado. “Alguns ferimentos podem surgir por conta da movimentação do acessório dentro da boca, caso esses ferimentos não sejam tratados de maneira adequada e rápida, a possibilidade de um trauma potencialmente carcinogênico é grande”. Além disso, Racy acredita que em locais como a boca a joia não deveria ser colocada em hipótese alguma

Ações do documento
registrado em: