Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde / Pasta 4 / Solteiros também devem aproveitar o dia dos namorados

Solteiros também devem aproveitar o dia dos namorados

por cienciaesaude — última modificação 12/06/2008 10h43
Segundo psicológa, a data pode provocar depressão em pessoas que estão sozinhas, mas é possível se divertir mesmo sem ter um par.

Publicado em 12/06/2008 10h43

Última atualização em 12/06/2008 10h43

Solteiros também devem aproveitar o dia dos namorados
Quem está sozinho pode se divertir mesmo sem ganhar presentes – Foto: Karem Mognon.

KAREM MOGNON

No Dia dos Namorados, comemorado hoje, muitos casais trocarão presentes. Mas, para quem está sozinho, a data pode provocar até depressão. “Se a pessoa não é bem-resolvida e tem problemas com sua auto-estima, isso poderá desencadear tristeza profunda ou mesmo uma depressão, quando já existe uma predisposição. As pessoas compram o que as propagandas querem vender, e começam a sentir falta de alguém mesmo que nem estivessem pensando nisso. É uma armadilha perigosa”, diz a psicóloga Andrea Pavlovitsch.

De acordo com a especialista, manter o alto-astral é fundamental. “Quanto maior o bom humor, maiores as chances de este ser o último ano de solteiro. É preciso entender que namorar é bom, mas a pessoa não precisa ter alguém. As pessoas colocam a responsabilidade da própria felicidade no outro, como se ele fosse preencher a gente. Precisamos nos preencher, saber o que queremos de verdade e, só depois, entrar numa relação”.

Andréa Pavlovitsch sugere que os solteiros aproveitem a data para se divertir. “O melhor a fazer é procurar os amigos. Tentar fazer um programa com uma turma bem grande, com pessoas que também estejam solteiras. Se isso não for possível, que tal alugar um filme bem engraçado para rir?”. Outra dica da psicóloga é melhorar a auto-estima: “Comprar um presente para si mesmo é algo que sempre funciona. E, acima de tudo, se amar muito, e sempre em primeiro lugar”.

Ações do documento

registrado em: