Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde / Pasta 5 / Unidade de Saúde é inaugurada no bairro Santa Cruz

Unidade de Saúde é inaugurada no bairro Santa Cruz

por cienciaesaude — última modificação 15/04/2008 12h58
A estrutura foi readequada para melhorar o atendimento, porém, a equipe ainda é pequena.

Publicado em 15/04/2008 12h58

Última atualização em 15/04/2008 12h58

Unidade de Saúde é inaugurada no bairro Santa Cruz
Das Unidades Saúde da Família, a do bairro Santa Cruz é a única que possui sala de Raio X - Foto: Divulgação

MARIANA DESIMONE
TÁSSIA OLIVEIRA

Após a inauguração há 30 anos, a Unidade da Família do bairro Santa Cruz, no Riacho Grande, foi reformada  e ampliada pela  Secretaria de Saúde de São Bernardo. A reinauguração foi no último dia 3.

No bairro, o atendimento aos moradores não é como nas Unidades Básicas de Saúde do resto da cidade, como explica o assistente de diretoria Alessandro Neves.“Trata-se de um trabalho de campo, onde os médicos e enfermeiros vão de casa em casa fazer o atendimento e, caso necessário, agendam uma consulta na Unidade”.

Assim, a prefeitura acredita que os pacientes não enfrentam o desgaste de ficar dias ou até meses tentando agendar uma consulta, mas, eles sofrem com outro problema: a espera. “Temos que esperar os médicos virem até a gente. Como a equipe é pequena, as vezes nem compensa esperar. É mais fácil ir para o Centro e procurar uma UBS”, reclama Maria José Santos, dona de casa e dependente dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente pelo município.

A expectativa de Maria José é que, com a reforma da Unidade, a equipe também acompanhe o crescimento para que os moradores possam desfrutar desse serviço. Segundo Neves, essa é a intenção. “Tudo depende do aumento do quadro de médicos. Queremos também ampliar o horário de atendimento que atualmente encerra as 16h30 para as 19h”.

Hoje a Unidade Saúde da Família atende cerca de 3 mil pacientes por mês. A intenção da reforma foi melhorar a estrutura para esse número de pacientes. De acordo com Neves, caso haja um aumento nos pacientes cadastrados, a unidade já estará preparada.

A obra, que custou aproximadamente R$ 400 mil, ampliou de 10 para 50 a capacidade de pacientes na recepção. Além disso, vão ser dois consultórios odontológicos ao invés de um e cinco consultórios clínicos, quando antes eram dois.

Uma das mudanças da Unidade foi uma sala de raio X odontológico e outra de raio X tradicional. Das três Unidades Saúde da Família existentes em São Bernardo, a do bairro Santa Cruz é a única que possui sala de raio X. As demais unidades estão localizadas em pontos estratégicos do município, próximas a Unidades Básicas de Saúde que possuem a estrutura adequada para raio X.

Ao ser questionado se apenas uma sala era o suficiente para atender a população do bairro, o secretário afirmou que no momento era o que podia ser feito, tendo em vista o tamanho da equipe.

Para ser atendido pela Unidade Saúde da Família é preciso realizar um cadastro prévio e ser morador de São Bernardo. O cadastro também é necessário para a retirada de medicamentos gratuitos. Vale ressaltar que a receita tem validade de 90 dias e deve ter sido encaminhada pelo sistema público do município.

Outra área que foi reformulada é a sala de medicamentos. “Agora há um acesso direto da rua, não sendo necessário entrar dentro da Unidade para retirar o remédio”, conta Alessandro.

Ações do documento

registrado em: ,