Você está aqui: RROnline Rudge Ramos Jornal 2010 ED 950 São Bernardo tem 21 patrimônios tombados

São Bernardo tem 21 patrimônios tombados

Entre eles, está o Pavilhão e Estúdios da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que foi criada em 1972

Publicado em 17/09/2010 08:35
Última atualização às 09:08

Contraste | A A+ A++
São Bernardo tem 21 patrimônios tombados

Pavilhão da Cia Cinematográfica também sofre com pichações - Foto: Carolina Neves/RRJ

CAROLINA NEVES
LARISSA MARÇAL
do Rudge Ramos Jornal

São Bernardo abriga ao todo 21 locais tombados pelo Compahc (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural). Entre eles, está o Pavilhão e Estúdios da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que foi criada em 1972, e rodou vários filmes de destaque, nacional, como “Caiçara”, “Sinhá Moça”, e o “Cangaceiro”.

A socióloga e técnica do Serviço de Patrimônio Histórico, Doraci Sponchiato, explica que o local tem relevância nacional e, por isso está para ser tombado, também pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“A Secretaria de Cultura da cidade está desenvolvendo um estudo para requalificar o espaço da Vera Cruz, com a criação de uma nova cadeia produtiva ligada à produção de conteúdos audiovisuais, geração de emprego e renda”, falou. 

Outro espaço reconhecido como patrimônio da cidade é a Capela de Santa Filomena, localizada na rua Marechal Deodoro, ponto de intenso comércio do município. A capela foi construída quando os imigrantes italianos vieram para a cidade e trouxeram o culto à Santa Filomena. Originalmente de pau a pique, foi erguida em 1881 e, posteriormente, doada ao Apostolado da Oração da Igreja Matriz.

Na Praça Angelo Marim, localizada no bairro Paulicéia, o Obelisco do Soldado Constitucionalista é mais um exemplo dos bens tombados pela cidade. Construído pela prefeitura para comemorar o cinquentenário da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, ele foi inscrito no livro da Compahc-SBC em 2001. No símbolo histórico, é possível ver em uma das suas faces as iniciais dos estudantes que foram mártires do episódio.

Outras marcas presentes no Obelisco são as feitas por depredações. Assim como no Vera Cruz e na Capela Santa Filomena, ficam visíveis o desrespeito com a conservação dos bens públicos. Segundo Marcos Tatyama, chefe de seção de Serviço de Patrimônio Histórico de São Bernardo, a população,  no geral, respeita os bens e existem casos isolados  de vandalismo. “Na maioria, os patrimônios tombados são respeitados, ocorrendo esporadicamente pichações nas paredes de alguns bens tombados, como é o caso da capela Santa Filomena”, afirmou.

Como funciona o processo de tombamento de bens - Qualquer pessoa pode solicitar aos órgãos responsáveis por preservações a análise para tombamento de um bem. Coleções de arte e objetos representativos de um acontecimento histórico também são tombados. O proprietário pode se candidatar para receber verbas de leis de incentivo à cultura ou a descontos de impostos prediais ou territoriais disponibilizados por algumas prefeituras. Além do tombamento, outras formas de preservação podem ser utilizadas, por meio de inventários, registros e planos específicos da administração da cidade.

O município também pode tombar outros locais da cidade em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional). Nesse caso não seriam apenas do município e fariam parte do conjunto de bens do país com uma representação nacional. Entre eles estão o Estádio 1° de Maio, a casa da ex-prefeita Tereza Delta, o Cemitério Vila Euclides e o Pavilhão Vera Cruz.

O estádio está na lista do Iphan desde 2008 e provisoriamente tombado pela cidade desde 2002, por sua relevância nas greves dos metalúrgicos na década de 70. Desse modo, eles fariam parte do conjunto de bens nacionais e receberiam repasses do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas. A parceria teria como principal objetivo viabilizar ações culturais envolvendo São Bernardo e órgãos federais (Iphan) durante sua vigência. No caso do município, apenas o Vera Cruz está incluso para a requalificação do seu complexo.

Ações do documento
registrado em: ,