Você está aqui: Página Inicial / Rudge Ramos Jornal / 2010 / Maio / Entenda as regras da bocha e comece a praticar

Entenda as regras da bocha e comece a praticar

por rroeditor — última modificação 21/05/2010 08h18
O esporte consiste em lançar as bochas perto da bola menor, o bolim.

Publicado em 21/05/2010 08h18

Última atualização em 21/05/2010 08h18

Entenda as regras da bocha e comece a praticar
a cancha, como é chamada a quadra onde se pratica a bocha, tem 24 metros de comprimento e quatro de largura - Foto: André Costa Mendes/RRJ

ANDRÉ COSTA MENDES
do Rudge Ramos Jornal


Contrapiso nivelado, massa de piche, tinta emborrachada e, para finalizar, uma camada de cera. Com um comprimento de 24 metros e uma largura de quatro, a cancha, como é chamada a quadra onde se pratica a bocha, está pronta para ser utilizada.

O esporte é simples, mas exige um alto grau de precisão e sutileza. Consiste em lançar bochas o mais perto possível da bola menor, o bolim. No início o bolim é posicionado em uma extremidade da cancha [P] ou [P’] e o visitante sempre começa. Durante a partida o time que pontuar joga o bolim. A equipe ganha o ponto ao terminar o jogo com uma das bochas mais próximas do bolim. Ao final a que somar 15 pontos é a vencedora.

Trio, dupla ou individual, assim se joga bocha. Em cada modalidade as bochas são divididas de forma diferente. Para cada equipe uma cor. O jogador que ficar sozinho tem direito a quatro bochas, enquanto nos trios e nas duplas são duas para cada um. Nas partidas de trios são atribuídas funções aos jogadores. Ponteiros, meio de trio e o rafador.

O ponteiro é jogador mais experiente e habilidoso. É o primeiro a jogar para “cortar o ponto”. Consiste em rolar a bocha de modo suave aproximando a bocha do bolim. Já o meio de trio, pode exercer duas funções, a de “tiro” e de corte de ponto caso o primeiro falhe em fazer o ponto. E, finalmente, o rafador que é o especialista em arremessar a bocha com força para tirar ponto do adversário. Lembrando que a posição não limita o jogador de rafar ou de pontuar.

Além disso, para cada jogada há uma distância e requisitos a serem cumpridos. Para pontuar o jogador não pode ultrapassar a linha [B] e deve rolar a bocha o mais próximo do bolim. Quando se “rafa” a bocha deve cair antes do meio da cancha. No caso do “tiro”, a bocha é normalmente arremessada em ângulo alto. O jogador pode chegar até a linha [D] para efetuar o lançamento.

Hoje a regra utilizada em campeonatos e treinamentos é a mundial. Implantada este ano no Brasil. “Quando começamos a brincar era outra regra, era uma regra Sul-americana. Agora é a Mundial e mudou toda a estratégia”, contou Eduardo Negrão. As mudanças nas regras tornou o esporte mais dinâmico. Agora ficou mais difícil pontuar, já que é mais fácil atrapalhar o adversário utilizando a rafa. “No Sul-americano era tudo na base do tiro, tudo por cima. Agora temos a rafa para facilitar.”

Ações do documento

registrado em: ,