Você está aqui: RROnline Rudge Ramos Jornal 2011 ED.972 São Bernardo tem opções de esporte gratuito com orientação

São Bernardo tem opções de esporte gratuito com orientação

Campo do Lavínia e Crec Baetinha oferecem atividades para a comunidade

Publicado em 28/10/2011 08:46
Última atualização às 08:46

Contraste | A A+ A++
São Bernardo tem opções de esporte  gratuito com orientação

Alunos de futebol do Campo do Lavínia são orientados pelo profº Magal - Foto: Felipe Dótoli/RRJ

FELIPE DÓTOLI
Do Rudge Ramos Jornal*

A falta de locais para a prática de esportes pode ser um fator que afasta muitas pessoas dos exercícios diários. São Bernardo oferece algumas alternativas gratuitas e com orientação de profissionais. Um desses espaços é o Campo do Lavínia, no Bairro dos Casa.

O local oferece diversas atividades para a população, como futebol, ginástica, dança, pista de caminhada, ioga e recreação para crianças de 6 a 13 anos. Desde a inauguração, em 13 de agosto deste ano, o centro já atendeu mais de 10 mil pessoas, segundo a própria administração.

Uma das áreas mais procuradas é a ginástica, com cerca de 800 alunos matriculados, além de uma lista de espera de aproximadamente 400 pessoas. Atualmente, as atividades estão com turmas completas. Novas vagas serão abertas em fevereiro.

A espera para abrir um novo período de inscrições, segundo a administração do local, é devido a renovações de programas da prefeitura e de professores que orientam as atividades. Alguns desses detalhes ainda não foram acertados.

A aula de ginástica é também uma das mais procuradas. É dividida em oito turmas, com cerca de 100 alunos cada. “Quando [a atividade] começou, as aulas tinham umas 130 pessoas por turma. Agora diminuiu um pouco”, disse um dos agentes do Pelc (Programa Esporte e Lazer da Cidade) Bruno Oliveira, que auxilia os praticantes em algumas das atividades do espaço.

Um dos frequentadores do Lavínia é o aposentado Carlos Abel Gonçalves, 56, que adotou o local como sua segunda casa, onde é praticante da ginástica e ioga. “Melhorou 100% minha saúde. Tenho mais vitalidade. Participei da maratona de 4 mil e 300 metros, no Jardim Ipê. Completei a prova e peguei medalha”, disse Gonçalves, que, de praticante, se tornou voluntário e até dá orientação quando necessário.

“Um dia o professor faltou e eu falei: ‘Espera aí, não vamos ficar sem aula’. Fui lá e dei a aula para 42 alunos. Quer dizer, já ajudei de alguma forma”, disse o aluno/professor.

Mas não só de esporte vive o lugar. A educação por meio das atividades é um dos pontos fortes do Lavínia, que conta com recreação para crianças e atividades culturais.

No futebol, há 580 crianças matriculadas, que frequentam as aulas regularmente. A condição para participar é tirar boas notas na escola. O professor Magal, que coordena o futebol no Campo do Lavínia, é quem fiscaliza as crianças para saber se estão bem na escola. “Costumo ler os cadernos e ir nas escolas para ver o desempenho.”

As inscrições para as atividades podem ser feitas no próprio Campo do Lavínia, na avenida Capitão Casa, 1.500, no Bairro dos Casas. Mais informações pelo telefone: 4125-5198.

Crec - Os Crecs (Centro Recreativo Esportivo Cultural) de São Bernardo são outras boas alternativas para a população da cidade praticar esportes de graça com auxilio de profissionais. A unidade do Baeta Neves, o Crec Baetinha, é um bom exemplo.

No local são oferecidas diversas atividades esportivas, como basquete, futebol society, futsal, natação, vôlei, além ginástica. Como ocorrido no Campo do Lavínia, as inscrições para as atividades esportivas serão iniciadas no começo de 2012, já que o período letivo está perto do fim.

 

Natação

Aluno treinando na piscina do Crec Baetinha - Foto: Felipe Dótoli/RRJ

As atividades proporcionadas pelos Crecs não se restringem ao espaço em que estão instalados. Todas as modalidades esportivas participam de competições, além de desenvolver as habilidades dos jovens que praticam esportes nos locais.

É o caso da natação. O início na modalidade é feito no complexo do Baetão, ensinando as crianças a nadar e se preparar para disputar competições. Depois de adaptadas na água, são convidadas a treinar no Crec Baetinha, onde passam a disputar competições por São Bernardo.

“Todo o processo de inicialização é feito no Baetão. Quando os professores que estão lá acharem que as crianças estão prontas para passar para outro nível, elas vêm para cá”, afirmou o treinador de natação do Crec Baetinha, Gustavo de Oliveira.

As inscrições para participar de todas as atividades dos Crecs podem ser feitas nas próprias secretárias das unidades, de segunda a sexta.

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento
registrado em: