Você está aqui: Página Inicial / Rudge Ramos Jornal / Metodista/São Bernardo estreia na Liga Nacional no dia 30 de agosto

Metodista/São Bernardo estreia na Liga Nacional no dia 30 de agosto

por bruno.yonezawa — última modificação 28/08/2014 14h33
Apenas sete jogadores do elenco de 2014 permanecem na equipe

Publicado em 28/08/2014 08h10

Última atualização em 28/08/2014 14h33

Metodista/São Bernardo estreia na Liga Nacional no dia 30 de agosto
Ferrugem (26) e Chiuffa (19) deixaram o time da Metodista/ São Bernardo para jogar no handebol da Noruega e da Espanha, respectivamente - Foto: Caio Reis/RRJ

 

CAIO DOS REIS
Da Redação*

“Vai ser muito difícil a gente pensar em título na Liga Nacional.” Essa frase do técnico da equipe masculina de handebol da Metodista/São Bernardo, José Ronaldo, o SB, já deixa claro que o objetivo no torneio é de renovação e de busca de novos talentos para a modalidade no Brasil. O time do ABC estreia na Liga Nacional 2014 no dia 30 de agosto, contra o Praxis/ASH.

O elenco de 2014 foi remontado, e apenas sete jogadores permaneceram. “Essa reformulação do plantel foi um trabalho que foi passado para a gente. Perdemos atletas da seleção brasileira adulta e estamos com sete jogadores das seleções de base”, disse SB, que considera a mudança como um desafio para a carreira.

Se no início do ano apenas sete atletas de 2013 estavam no elenco, o número caiu para cinco no meio da temporada. Os pontas Victor, Carlito e Pato, o goleiro Gabriel e o central Acácio continuam no time. Os dois últimos são atletas da seleção brasileira júnior, que conta com jogadores de 18 a 21 anos e precede a categoria adulta.

Entre as perdas do início do ano, estão atletas da seleção adulta, como o goleiro Rick, os centrais Diogo e Japa, o ponta Wesley e o pivô Vinicius, que foram jogar em outros clubes brasileiros. Na janela de transferência do meio do ano, mais dois atletas de seleção nacional deixaram o time do ABC, mas rumo à Europa. O goleiro Ferrugem acertou com o Follo HK, da Noruega, enquanto o ponta Fábio Chiuffa vai jogar na equipe espanhola do Balonmano Guadalajara.

hand_caiodosreisE Acácio e Gabriel não são os únicos selecionáveis da equipe. Marcos, Fernando, Patrick e Gabriel estão na seleção juvenil, que tem atletas de 16 até 18 anos, e representaram o país na Olimpíada da Juventude, realizada na China. A equipe masculina terminou o torneio na quinta colocação.

Nova baixa

O setor de defesa da equipe masculina de handebol da Metodista/São Bernardo tem uma baixa. Isso porque o goleiro Leonardo Vial, o Ferrugem, foi contratado pelo Follo HK, da Noruega.

O atleta de 27 anos estava na Metodista desde 1999, quando jogou na categoria mirim. “Durante todos esses anos ganhei diversos títulos com a Metodista, mas o Campeonato Panamericano de 2012 e o Paulista de 2013 foram os mais marcantes”, disse Ferrugem.

Em fase de pré-temporada europeia, o atleta já sente diferenças marcantes entre o handebol brasileiro e norueguês. “A principal diferença é a cobrança que o atleta tem pela perfeição. Quando alguém aqui erra um lance ou um passe, a culpa que o jogador sente se compara a quando um atleta perde um lance decisivo no Brasil”, explicou Ferrugem. E completou: “A velocidade do jogo é bem diferente também, mas no tempo que estou aqui já estou me adaptando bem”.

Ferrugem não é o único brasileiro do Follo HK. O pivô Ales, natural de Santa Catarina, também atua no time europeu. O atleta acumula passagens por São Caetano e dois times espanhóis, o Naturhouse La Rioja e o Balonmano Guadalajara. O técnico da Metodista, SB, comentou a saída de Ferrugem.  “É um jogador muito dedicado e que merece ter uma chance na Europa, com certeza vai fazer falta aqui”, disse.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo

Ações do documento

registrado em: ,