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Rodoanel traz benefícios e polêmicas

por rroeditor — última modificação 03/04/2009 09:30
Os motoristas serão os principais beneficiados. Segundo a Dersa, no Trecho Sul a expectativa é que diminua o fluxo de caminhões nas vias urbanas paulistas em direção a Santos.

Publicado em 03/04/2009 09:30
Última atualização às 09:30

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Rodoanel traz benefícios e polêmicas

Trecho em construção do Rodoanel próximo à represa Billings Foto: Nayara Fernandes/RRJ

NAYARA FERNANDES
do Rudge Ramos Jornal

Quem passa próximo à represa Billings pode ver uma ponte em construção de 1.755 metros de comprimento. É uma das obras do Rodoanel em São Bernardo. O anel viário começou a ser construído em setembro de 2006, chegou a parar em 2007 e depois foi retomado. No ABC o complexo rodoviário passa por Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo.

Segundo a Dersa, empresa que administra o Rodoanel, a obra está em ritmo acelerado e poderá ser inaugurada ainda este ano. A previsão é que o Trecho Sul seja totalmente implantado em novembro.

“A proposta do Rodoanel é desafogar o trânsito nas vias paulistas. Com ele, as rodovias que passam por São Paulo terão uma melhora no tráfego”, explicou o gerente de obras do Rodoanel, Pedro Silva.

Os motoristas serão os principais beneficiados. Segundo a Dersa, no Trecho Sul a expectativa é que diminua o fluxo de caminhões nas vias urbanas paulistas em direção a Santos.

Ainda assim, a obra é contestada e há quem diga que o anel viário não desafogará totalmente o tráfego paulista. Para o engenheiro, consultor de transportes e ex-presidente da Dersa Luiz Célio Bottura os benefícios aos motoristas seriam ainda melhores caso o Rodoanel fosse uma via perimetral metropolitana.

“Um rodoanel tem a função de unir rodovias e aliviar a circulação de veículos. Mas a maior demanda no tráfego paulista é de uma frota metropolitana”, explicou Bottura, ao ser referir aos veículos de passeio.

Já o gerente de obras do Rodoanel acredita que a proposta principal do anel viário é aliviar o tráfego de caminhões e desafogar o trânsito para os carros. “O caminhoneiro que passa hoje por dentro de São Paulo poderá passar pelo Rodoanel e assim aliviará o trânsito na Marginal Pinheiros, por exemplo”, afirmou Silva. 

No entanto, Bottura acredita que o Trecho Sul do Rodoanel deveria ser mais urbano. “A pista Sul deveria aliviar ainda mais o tráfego metropolitano, pois essa demanda é maior na Grande São Paulo”, afirmou.

Segundo o ex-presidente da Dersa, o tráfego rodoviário não é tão grande. “Se o Rodoanel fosse uma via perimetral, onde há saídas e entradas para as cidades, ele teria uma maior captação de tráfego”, explicou Bottura.

“Os benefícios seriam ainda melhores caso a via fosse mais urbana. Mas ainda assim o anel viário vai ajudar muito os moradores do ABC para se locomoverem de uma via a outra”, disse o ex-presidente da Dersa.
Com a finalização das obras, as rodovias Imigrantes, Anchieta e Régis Bittencourt estarão interligadas ao Trecho Oeste, que passa pelas rodovias Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes e Anhanguera.

Preocupação - Mesmo com a promessa de beneficiar motoristas o Rodoanel ainda é preocupação para quem mora próximo das obras. “Quando a obra for concluída o nosso problema será a quantidade de carros que vai passar por aqui. Ninguém vai conseguir dormir”, contou a empregada doméstica Maria Nilcimar de Almeida, 46, moradora do Parque Imigrantes, em São Bernardo.
Um morador do bairro Jussara, em São Bernardo, que não quis se identificar, afirmou que sua maior preocupação é com a violência. “Pode ajudar no trânsito, mas ninguém pensa que pode ‘trazer’ ladrão e problemas para quem mora aqui perto”, disse.

Já o autônomo Anderson Mauricio de Lima, 26, disse que as rachaduras e os problemas que têm com sua casa não são prioridade pelos responsáveis pelas obras. “Caminhão vai passar para lá e para cá e isso vai abalar a estrutura da minha casa”, afirmou o morador do Parque Imigrantes.

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