Saiba quais são os riscos causados pela formiga
Publicado em 15/06/2012 08h45
Última atualização em 15/06/2012 09h40

LEONARDO OLIVEIRA
Do Rudge Ramos Jornal*
É fácil encontrar um vizinho que já tenha recebido a visita de formigas caseiras no jardim. É mais comum ainda elas entrarem pela porta da frente da casa se o convite se referir aos quatro “A”: água, alimento, abrigo e acesso.
Essa praga doméstica que anda em fileira e trabalha em conjunto para sobreviver, aparentemente, esconde alguns riscos à saúde. Sua capacidade de contaminar alimentos e ambientes é igual à de outras pragas, como as baratas, e ainda são mais difíceis de serem eliminadas.
Leia Também: Praga pode estar até em aparelhos e No Brasil, há cerca de 3 bilhões de formigas.
Segundo o clínico geral Carlos de Souza, nos grandes centros urbanos as formigas podem causar algumas doenças graves. Por isso, a necessidade de controlar o inseto. “Em contato com o ser humano as do tipo saúva [que aparecem em potes de açúcar, por exemplo] podem ocasionar de diarreias a hepatites. Portanto o risco de infecção é muito grande, principalmente em hospitais.”
O biólogo e vice-presidente executivo da Aprag (Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), Sérgio Bocallini, explica que o contágio se deve ao ambiente em que a formiga esteve antes de visitar a sua casa. “As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso, carregam em suas patas: bactérias, fungos e micróbios responsáveis por infecções intestinais e estomacais, principalmente as gastrointestinais, como diarreia e vômito.”
Até a saúde das construções podem ser afetadas. O engenheiro Julio Cesar Barbosa afirma que os problemas com as formigas aparecem após a construção. “As pulgas e cupins, principalmente aqui no ABC, atrapalham a execução da obra. Com formigas, normalmente, os problemas aparecem após a conclusão da obra.”
Bocallini, da Aprag, informa que o combate ao inseto exige conhecimento técnico. “Usar inseticidas aerossóis mata somente as formigas que circulam no ambiente, que é um número pequeno se comparado com as que estão dentro do formigueiro.”
Segundo o supervisor da detetizadora Interprag, Robson Luiz, cada produto atinge uma espécie do inseto urbano. “Existem produtos, como os geocidas, aplicados em pias, e azulejos, onde as operárias que estão do lado de fora carregam esse produto para dentro dos formigueiros, e também a pulverização, um processo mais conhecido por ser invasivo e atingir todos os cômodos para o combate de ovos, larvas e pupas [fase intermediária em que a formiga é adolescente]”.
Esses problemas podem ser evitados para que exista uma espécie de convivência com essa praga urbana. “Ela têm um papel importante na cadeia alimentar, pois ajuda a exterminar outros insetos, ventila e escava o solo para espalhar as semente para o plantio além da reciclagem de material orgânico”, afirmou o biólogo.
*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo