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Histórico da Regulamentação da Profissão

O cargo de secretária cresceu consideravelmente após a II Guerra Mundial, quando o mercado de trabalho passou a abrir suas portas para a mão-de-obra feminina. Hoje, segundo pesquisas da Federação Nacional de Secretárias e Secretários, existem cerca de dois milhões de profissionais exercendo essa função.

A profissão é regulamentada pelas leis 7.377, de 30 de setembro de 1985 e 9.261, de 11 de janeiro de 1996. Para exercer a atividade, a secretária deve tirar registro junto à DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

De acordo com essas leis, pode exercer a função de Secretário Executivo o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido por Lei; diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei; ou portadores de diploma de nível superior que possam comprovar, por meio de declarações de empregadores, o exercício efetivo.

Para a função de Técnico em Secretariado, o profissional deve possuir certificado de conclusão de curso de Secretariado com nível de 2º grau ou ter certificado de conclusão do Ensino Médio, mas deve comprovar, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo.

O mercado de trabalho está aberto para profissionais que fazem cursos técnicos ou faculdade. A diferença está no número de funções realizadas e na remuneração. As secretárias de nível superior prestam, por exemplo, assessoria direta a executivos.

Os cursos superiores duram, em média, três anos. Nos técnicos, o profissional pode optar por fazer o 2º grau técnico em Secretariado, com duração de três anos, ou os cursos de suplência, com duração de um ano e meio para os que já possuem o diploma do Ensino Médio.

As disciplinas também variam de acordo com o tipo de curso. Os técnicos e de suplência, por exemplo, ministram matérias como Técnicas de Secretariado, Português e Comunicação, Inglês, Informática (Windows, Word, Excel e Agenda Eletrônica), Legislação (Comercial e Laboral), Contabilidade e Gestão para Secretárias.

Os cursos de Graduação, além de Português, Inglês e Técnicas Secretariais, ministram também Sociologia, Direito, Economia, Comunicação Verbal, Ética, Psicologia Aplicada à Administração e, em alguns casos, Espanhol.

Ações do documento

Ana Maria Santana Martins
Coordenadora

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Sobre a Coordenadora

Mestre em Administração pela Metodista, Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Coordenadora do curso bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue da Metodista.Coordenadora do Curso de pós graduação Assessoria Gerencial, Membro da Comissão Enade/Sinaes do Curso de Secretariado Executivo – Brasília 2006/2009. Diretora de Treinamento da JCR Consultoria, Treinamento e Editoria Ltda. Diretora Administrativa da SAN MARINO Desenvolvimento Gráfico Ltda. Diretora da Associação dos Profissionais de Cerimonial do ABC (APROCER).Autora dos livros:"E o que eu faço com essa tal de 'Boas Maneiras'?" e "Postura Profissional do Educador". Diretora da Associação das Secretárias do ABC durante 5 anos.Experiência Docente: 25 anos.Consultora Empresarial, Articulista de revistas e jornais, apresentadora do programa “Questão de Atitude” da UpTv a TV sem fronteiras para teleinternautas.

Reconhecimento

Renovação: Portaria nº 473 de 24/11/2011

Avaliação do MEC

Enade: 4
CPC: 4
Entenda as notas

Prêmio Guia do Estudante



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