“Relações Públicas na Sociedade em Transformação”
O curso de Relações Públicas promove a “Semana de RP 2018” de 17 a 21 de Setembro na Universidade Metodista de São Paulo. O tema deste ano é “Relações Públicas na Sociedade em Transformação”. Com palestras, vivências e experiências de egressos, o evento tem o objetivo de apresentar cases de sucesso, além de novas tendências e possibilidades para os futuros RPs que desejam ir além enquanto profissionais.
Para a coordenação do curso, é fundamental a transmissão de conhecimento e, por meio deste, a reinvenção das práticas de trabalho. Para compartilhar novas visões e ideias que surgem nas Relações Públicas, profissionais da área foram convidados para abordar as novas perspectivas em RP, como propósito na profissão, relações governamentais e o uso de novas tecnologias, entre outros temas. A iniciativa promove o debate no cenário universitário, estimula a reflexão e propõe o desenvolvimento do curso e da profissão de Relações Públicas, em um contexto mais amplo.
A semana de RP visa trazer os novos desafios da área que exigem a formação de profissionais completos, capazes de compreender as transformações da sociedade, bem como as suas demandas políticas, culturais, representativas e científicas.
17/09 Comunicação não-violenta: fortalecendo conexões para a construção da cultura da paz (Local - Auditório Sigma)
A comunicação não-violenta tem como objetivo promover ações de impacto e estratégias por meio da empatia e de valores sociais. Roberto Chiachiri fala sobre a importância do tema para quem trabalha com comunicação e relacionamento.
Prof. Dr. Roberto Chiachiri - Pós-doutorando na Université Paris 1 Sorbonne-França, Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde graduou-se em Publicidade e Propaganda. Professor titular do PPGCOM da Universidade Metodista, Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Semiótica psicanalítica (COGEAE). Pesquisador convidado do CRICC - Centre de Recherche Images Cultureet Cognition.
18/09 Marketing Político e PublicAffairs, a esfera pública no centro dos processos de relacionamento (Local - Auditório Sigma)
O profissional de Relações Públicas não atua apenas no ambiente corporativo. Em época de eleições, o RP torna-se uma das figuras mais importantes no desenvolvimento de estratégias em campanhas políticas e em projetos que envolvam o interesse público. Fábio Polisel, Adriano Bonazio e Rodrigo Pinotti expõem os bastidores de ações ligadas a esses temas.
Fabio Polisel e Adriano Bonazio - Graduados em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo, possuem experiência em Eventos, Comunicação Corporativa e Marketing Político. Entre clientes e assessorados atendidos, destacam-se candidatos a vereança e prefeitura de São Bernardo do Campos.
Rodrigo Pinotti - Especialista no desenvolvimento e implementação de programas de gerenciamento de riscos e problemas, atualmente é General Manager na Jeffrey Group. Formado em Jornalismo pela Casper Free College, possui MBA em Gestão Econômica Estratégica e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
19/09 Como utilizar a comunicação para engajar pessoas e empresas em causas transformadoras (Local - Salão Nobre)
Novos tempos, novas formas de estabelecer negócios e de relacionar com a sociedade. Julia Peters explica como as diferentes profissões ligadas à comunicação podem trabalhar juntas em torno de causas que beneficiam empresas e pessoas.
Julia Peters - Graduada em Relações Públicas pela PUC de Campinas, é diretora de operações na Cause, consultoria especializada na identificação e gestão de causas, uma das pioneiras do Sistema B no Brasil.
20/09 Branding sensorial e inteligência artificial, temas desafiadores para quem trabalha com relacionamentos (Local - Auditório Sigma )
O desenvolvimento tecnológico e as necessidades de uma nova era exigem ação e também reflexão. Alessandra Simões e Vanessa Mandoti falam sobre como inovar explorando o conhecimento em Inteligência Artificial e Branding Sensorial.
Alessandra Lourenço Simões - Doutoranda e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com o tema Inteligência Artificial. Possui especialização em Segurança da Informação pela Faculdade Impacta e experiência no desenvolvimento de softwares de alta plataforma. Palestrante nas áreas de Segurança da Informação, Comunicação e Redes Digitais, é Docente na UMESP nos Cursos de Engenharia e Tecnologia.
Vanessa Mandotti - Consultora especialista em Marketing e Comunicação trabalhou durante 18 anos em na TV Globo e sete anos na agência de publicidade Archote. Desde 2004 é proprietária da primeira e única produtora de áudio especializada no Branding Sensorial.
21/09 Relações Públicas com propósito (Local - Auditório Sigma )
O profissional do futuro é aquele que vai além de suas funções. O RP é um agente transformador da sociedade que pode realizar, por meio de seu trabalho, pequenas e grandes mudanças no mundo. Ana Manssour, Pedro Prochno e Amanda Mayumi discutem os propósitos da profissão a partir de diferentes perspectivas.
Pedro Próchno e Amanda Mayumi – Relações Públicas formados pela Universidade Metodista de São Paulo, são fundadores do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, criado em 2013 com o propósito de acelerar o mercado de Relações Públicas no Brasil.
Ana Manssour – Relações Públicas graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, proprietária da Verbo Mulher, consultoria que tem como propósito acelerar o empoderamento feminino e a equidade de gêneros nas empresas, melhorando a performance dos negócios.