Você está aqui: Página Inicial Sistemas de Informação Módulos Disciplinas do curso de Sistemas de Informação - A distância

Disciplinas do curso de Sistemas de Informação - A distância

 

1º Período

Epistemologia e Processos de Aprendizagem

Apresenta a Filosofia, Epistemologia e Linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Sem escapar da dimensão existencial, as áreas apontam na direção da capacidade de construção dos juízos sobre o mundo, a tecnologia e si mesmo.

Estudando também se aprende. A aquisição de conhecimentos, para que seja eficaz, dispõe de processos indispensáveis ao melhor aproveitamento do aluno em seus estudos. O conhecimento é aplicado. Nesse sentido, dispor de competências de comunicação oral e escrita facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional.

A organização do conhecimento, aprendizado e desenvolvimento de competências têm apoio nos diversos tipos de inteligência e estilos de aprendizagem. Somam-se aqui instrumentos gráficos (diagramas, mapas mentais e conceituais) que apoiam a organização e representação do conhecimento. Modelos gráficos, como os explorados nesse módulo, encontram também uso nos diversos temas ligados ao projeto de sistemas de computação.

Carga Horária: 100h


Introdução à Engenharia de Sistemas

O aluno será apresentado a processos genéricos de desenvolvimento de sistemas para entender a multiplicidade de passos necessários desde a concepção inicial de um sistema até sua entrega ao cliente, bem como os processos genéricos necessários para o tratamento de sistemas legados. Também lhe serão apresentados modelos de gerenciamento de projetos de sistemas e metodologias de desenvolvimento de sistemas reconhecidos no mercado, seus processos e produtos específicos, bem como entendimento sobre os diferentes papéis exigidos em cada metodologia, seguido de discussões de prós e contras de cada uma delas. Como complemento, o aluno será apresentado a algumas ferramentas de apoio para o desenvolvimento de sistemas.

Carga Horária: 160h


Organização e Análise de Informações

Coloca o aluno diante de situações-problema que ele deverá resolver estabelecendo estratégias e desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia e estimativa para validar os resultados. Também proporcionará espaço para a utilização de conceitos e procedimentos estatísticos em situações de aprendizagem que o leve a coletar, organizar, analisar informações, confrontar, interpretar tabelas e gráficos e formular argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas.

Carga Horária: 100h

 

2° período

Metodologia Organizacional

Este módulo apresenta de forma ampla as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de software. Define sistemas de informação, apresentando seus tipos, características e aplicações, apresentando as vantagens de tê-los em uma empresa apoiada pela tecnologia da informação. Os temas são interligados pela definição de padrões que devem ser usados na elaboração de documentos técnicos e acadêmicos, bem como a apresentação das normas brasileiras específicas para este fim.

Carga Horária: 100h


Tecnologia no Contexto Organizacional

O aluno será apresentado a conceitos detalhados de mapeamento de processos de negócios, bem como a uma linguagem e ferramenta de modelagem de processos. Haverá discussões sobre a importância do entendimento de processos de negócios frente à engenharia de software, principalmente em relação ao entendimento das necessidades de um cliente, considerando a existência de uma realidade dentro da empresa, prévia ao desenvolvimento. Para o desenvolvimento de software serão apresentadas ao aluno várias ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, com ênfase em uma metodologia específica. Ao final, o aluno entenderá a relação com pacotes de software que permitem extração de relatórios técnicos e administrativos a partir de dados armazenados e organizados em diferentes tipos de arquivos eletrônicos.

Carga Horária: 140h


Arquitetura de Computadores e Lógica Matemática

Apresenta os conceitos de sistemas numéricos: decimal, binário e hexadecimal; conversões entre bases, operações aritméticas em binário e em hexadecimal. Representação em Ponto Flutuante. Na sequência, apresenta a lógica proposicional e técnicas dedutivas. Em paralelo são estudados o histórico dos computadores e sua evolução, os blocos lógicos digitais, suas representações gráficas, bem como sua aplicação em circuitos combinacionais básicos, os princípios básicos de funcionamento dos vários blocos que compõem os computadores: CPU e suas subdivisões internas (ULA, UC, registradores), fluxo de dados e lógica de controle, tipos de barramentos, barramentos comerciais antigos e modernos, interfaces e periféricos, organização de memória, hierarquia, endereçamento e tipos de memórias. Suporte ao processamento: linguagens de alto nível e baixo nível; programa fonte x programa objeto.

Carga Horária: 120h

 

3º Período

Modelagem e Documentação de Sistemas

O aluno será apresentado a conceitos detalhados de engenharia de requisitos, requisitos de sistemas e requisitos de software. Serão discutidas as subfases de engenharia de requisitos, envolvendo levantamento, análise e validação dos mesmos. Em paralelo serão trabalhados aspectos abordados em casos de uso e sua relação com requisitos, indicando formas complementares para entender a necessidade de um cliente. Também serão apresentados conceitos de modelagem conceitual e lógica de banco de dados a partir de requisitos e casos de uso. Para tanto, serão apresentados certos diagramas da UML que auxiliam a entender a relação entre essas diferentes fases existentes no desenvolvimento de sistemas.

Carga Horária: 140h


Sistemas Operacionais e Arquitetura

Traz ao aluno uma visão do sistema operacional através do estudo de como este controla o computador por seus diversos mecanismos de gerenciamento. Faz uma introdução ao estudo do controle de processos e recursos em sistemas concorrentes, paralelos e distribuídos. Em paralelo, apresenta de forma teórica as arquiteturas avançadas, abrindo espaço para assuntos como: CISC x RISC; Máquinas paralelas; Arquiteturas modernas com suas estruturas de fluxo de dados e memórias; Arquiteturas móveis; Arquiteturas embarcadas em veículos, eletrodomésticos, TV e outros.

Carga Horária: 120h


Raciocínio Analítico

Apresenta técnicas diferenciadas que simplificam a resolução de problemas e a construção do raciocínio analítico, isto é, como entender o problema, encontrar as premissas e desenvolver métodos para se chegar à conclusão esperada. Inicialmente, os alunos serão apresentados aos problemas de raciocínio, com argumentações do tipo mentiras e verdades, crescendo para as questões de proposições lógicas e os quantificadores. Também passarão por treinamentos nas estratégias de resolução de problemas, em que serão capacitados a mostrar a provável solução ou soluções por meio de descrição narrativa e/ou pelo emprego de diagramas.

Carga Horária: 60h

Ética e Cidadania – 40h

 

4º Período

Relação Computação, Sociedade e Meio Ambiente

Apresenta diferentes aspectos da realidade social que permitam ao aluno desenvolver visão crítica em relação aos processos de informatização, não somente sob os aspectos técnicos e estratégicos, mas também humanos e sociais. Promove uma reflexão e uma discussão entre a criação, difusão e utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com a dinâmica da sociedade, dando ênfase ao mercado de trabalho e às mudanças na economia e nas organizações. Discute a inclusão digital em projetos e ações que facilitam a interação de pessoas de baixa renda com as Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial a Internet. Mostra como os produtos, serviços e profissionais de tecnologia de informação, que devem estar preocupados com o meio ambiente para levar a sociedade e, em especial as empresas, ao desenvolvimento de produtos verdes e atividades sustentáveis. Busca conscientizar os profissionais em formação dos impactos de sua atividade e das possibilidades do desenvolvimento da sustentabilidade para a sociedade.

Carga Horária: 100h

 

Implementação de Sistemas para Desktop

Trabalha o desenvolvimento de sistemas com apoio de ferramentas automatizadas de desenvolvimento e com o apoio de bibliotecas específicas que oferecem integração a uma base de dados. Introduz conceitos e prática de orientação a objetos que leva o aluno a construir suas próprias bibliotecas de personalização do sistema. Permite, através desta personalização, o desenvolvimento de regras de negócios, com algoritmos de complexidade média neste paradigma orientado a objetos, baseadas no acesso a banco de dados e manipulação de tabelas de dados.

Carga Horária: 160h


Redes de Computadores

Introduz, de forma abrangente, os conceitos básicos de redes, como: terminologia, topologia, arquitetura e tipos de redes de acordo com a abrangência geográfica. Apresenta o modelo de referência OSI, suas camadas, serviços e protocolos: física, enlace, subcamada de acesso ao meio, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Aborda conceitos de transmissão de dados orientada e não-orientada à conexão, bem como o transporte de dados via IP (Internet Protocol). Estuda os principais padrões, procedimentos, ferramentas e produtos existentes para a construção de um Projeto de Rede, Local com e sem Fio e Remota.

Carga Horária: 100h

 

5º Período

Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos

Apresenta e descreve a administração e configuração de diversos serviços, entre eles: autenticação, resolução de nomes, diretório, acesso remoto, correio eletrônico, serviços de informação, compartilhamento de recursos para redes de computadores e outros serviços de redes de computadores, através de um contexto prático em laboratório. Descreve os principais serviços da camada de transporte e a construção de sistemas distribuídos baseados nestes serviços. Apresenta a arquitetura do servidor web, através do mecanismo cliente/servidor do protocolo HTTP como base de sistemas distribuídos. Introduz o mecanismo de servlets no desenvolvimento de servidores Web e de aplicações com arquitetura de distribuição de três camadas baseadas no protocolo HTTP e em serviços implementados em Java. Descreve métodos para a construção de aplicativos JSP (Java Server Pages) e sua integração com servlets através do modelo MVC. Introduz mecanismos básicos e genéricos na conexão com Base de Dados. Oferece ao aluno a experiência prática de laboratório no desenvolvimento dos sistemas distribuídos.

Carga Horária: 160h


Qualidade de Projeto de Software

Discute como é possível avaliar os produtos intermediários e o produto final de um processo de desenvolvimento seguindo normas reconhecidas na área e apoiado por ferramentas que permitam quantificar a qualidade destes produtos. Apresentar possibilidades de se avaliar aspectos relacionados às especificidades de diferentes tipos de deficiência, com vistas à inclusão social e digital de portadores de deficiências. O aluno terá condições de entender como funcionam os principais modelos existentes no mercado, bastante exigidos por clientes. Entenderá a diferença entre os principais modelos internacionais e o principal modelo nacional. Com a visão de Aquisição, o aluno terá condições de avaliar, mediante uma solicitação de cliente, a viabilidade da aquisição de determinado software, bem como os processos envolvidos.

Carga Horária: 100h


Empreendedorismo e Inovação

Apresenta as aptidões, atitudes e valores que caracterizam o comportamento empreendedor. Discute o desafio de empreender na área tecnológica. Mostra o caminho para transformar ideias, inovações e novas tecnologias em produtos vendáveis, criando empreendimentos de sucesso ou gerenciando empreendimentos já existentes na área tecnológica. Em paralelo apresenta a tipologia da inovação e os fatores de estímulo ao processo inovador das organizações na área tecnológica. Discute as características de inovações contínuas e radicais e os fatores que estimulam o surgimento de idéias revolucionárias nessas organizações. Também apresenta teorias motivacionais e de liderança, habilidades interpessoais para gerenciar e desenvolver equipes com o objetivo de promover sinergia visando otimizar os recursos de Tecnologia da Informação das organizações.

Carga Horária: 100h

 

6º Período

Técnicas de Modelagem de Problemas

Fornece ao futuro engenheiro subsídios para que, a partir de um dado problema, ele possa interpretá-lo e modelá-lo, transformando tal problema em um problema matemático ou computacional. Prepara o aluno para utilizar a matemática como ferramenta para resolver problemas em diferentes situações e áreas. Mostra ao futuro engenheiro as técnicas de modelagem e que um problema pode ser modelado de várias formas, utilizando grafos, estruturas de dados, equações matemáticas.

Carga Horária: 100h


Manipulação de Dados e Algoritmos

Apresenta conceitos de tipos abstratos de dados. Mostra como esses tipos abstratos de dados podem ser concretizados em estruturas de dados de uma linguagem de programação. Apresenta técnicas para a manipulação eficiente de dados: algoritmos de busca binária e métodos de ordenação de dados. Mostra como analisar a complexidade desses algoritmos e métodos. Apresenta diversos tópicos relativos à administração e gerência de banco de dados, tendo como referência a apresentação dos mecanismos para replicação de dados, procedimentos e técnicas aplicadas para otimização e controle de concorrência, recuperação e segurança de dados, elaboração de procedimentos vinculados ao Administrador de Dados (DA) e construção de procedimentos armazenados.

Carga Horária: 120h


Gestão de Sistemas e Segurança da Informação

Apresenta e discute aspectos teóricos e a aplicação de técnicas e modelos aplicados à gestão da informação e dos sistemas de informação, bem como gestão de processos de negócio e governança de Tecnologia da Informação, incluindo auditoria, segurança da informação e gestão de projetos. Desenvolve atitudes orientadas para o rigor científico e para o planejamento e desenvolvimento de pesquisa.

Carga Horária: 140h

 

7º período

Tomada de Decisão

Fornece ao aluno uma visão das principais estratégias e dinâmica no desenvolvimento de decisões gerenciais, e apresenta uma coleção de tecnologias computadorizadas voltadas a oferecer um apoio ao processo de tomada de decisão no trabalho gerencial. Oferece ao aluno um entendimento de modelos, algoritmos e outras técnicas que levam à construção de sistemas inteligentes que fornecem apoio aos processos decisórios das corporações. Desenvolve no aluno a capacidade de construir um modelo de representação do conhecimento baseado em regras de produção.

Carga Horária: 100h


Sistemas ERP

Discute a parametrização e implementação de sistemas ERP e apresenta possibilidades de entender especificidades de produtos ERP e necessidades reais para sua implementação e sua integração. Também fornece subsídios para avaliar, mediante uma solicitação de cliente, a viabilidade da aquisição de determinado módulo ou conjunto de módulos, bem como os processos envolvidos no processo de aquisição e customização dos módulos para tal cliente.

Carga Horária: 120h


Técnicas de Modelagem de Problemas

Fornece ao futuro engenheiro subsídios para que, a partir de um dado problema, ele possa interpretá-lo e modelá-lo, transformando tal problema em um problema matemático ou computacional. Prepara o aluno para utilizar a matemática como ferramenta para resolver problemas em diferentes situações e áreas. Mostra ao futuro engenheiro as técnicas de modelagem e que um problema pode ser modelado de várias formas, utilizando grafos, estruturas de dados, equações matemáticas.


Carga Horária: 100h


Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Possibilita a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla. Espera-se a elaboração do projeto de conclusão de curso e início das atividades relacionadas com o seu desenvolvimento. Será complementada pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.

Carga Horária: 40h

 

8º período

Tópicos Especiais

Visões e aplicações contemporâneas da Tecnologia da Informação são apresentadas por meio da exploração de conteúdos diversificados, como Sistemas de Tempo Real, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Dependabilidade, Multimídia, Sistemas Embarcados, Robótica, Automação, e Business Intelligence. Apresenta também aspectos pertinentes aos Sistemas de Informação em geral que não são abordados em outros módulos, procurando contemplar o interesse particular de determinada turma e a relevância do tema para o momento em relação à evolução tecnológica. O módulo pode, ainda, servir como laboratório para a promoção de atualizações da grade curricular do curso.

Carga Horária: 160h


Trabalho de Conclusão de Curso

Possibilita o desenvolvimento de trabalho supervisionado envolvendo assuntos pertinentes ao curso de acordo com o projeto iniciado na disciplina “Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso”. Propicia ao aluno a experiência prática da aplicação dos conceitos aprendidos durante o curso para melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação. Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.

Carga Horária: 40h


Atividades Complementares

Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.

Carga Horária: 60h


Estágio Curricular

Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto à consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.

Carga Horária: 200h

 

 

Ações do documento

Marcelo Módolo
Coordenador

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre o Coordenador

Possui graduação em Processamento de Dados pela Escola Baiana de Processamento de Dados (1985), especialização em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário do Maranhão (2001) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lingüística Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial; linguagens de programação; lógica matemática; e sumarização automática.

Reconhecimento

Portaria Nº 286 de 21/12/2012, DOU de 27/12/2012

Avaliação do MEC

CC: 4
Entenda as notas

Horário das aulas

Curso Presencial: segunda a sexta, das 19h30 às 23h
Curso a Distância: sábados, das 8h20 às 11h50, no Polo de Apoio Presencial

Prêmio Guia do Estudante


Mensalidade 2014

Modalidade Presencial:
Valor: R$ 974,44
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de 877,00, por meio do programa de estimulo à adimplência.

Modalidade a Distância:
Confira o valor deste curso aqui.

Confira os detalhes no site do Financeiro. Veja também opções de bolsas e financiamentos.