Você está aqui: JBCC Notícias Morre um dos principais pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação

Morre um dos principais pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação

Morre um dos principais pesquisadores da área de Economia Política da Comunicação

Da esq. para dir. Prof. Marques de Melo, Prof. Valério Cruz Brittos e Profa. Maria Cristina Gobbi reunidos na Cátedra Unesco em 2008. Foto: Redação JBCC

Eula D.T.Cabral

Valério Cruz Brittos, uma das grandes referências na área da Economia Política da Comunicação, faleceu na madrugada dessa sexta-feira, dia 27 de julho de 2012, vítima de insuficiência respiratória.

Valério Cruz Brittos era professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consultor da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC) e vice-presidente da Unión  Latína  de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura  (ULEPICC-Federação).

Foi diretor administrativo da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (CONFIBERCOM), representante no Cone Sul da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), coordenador do GP de Economia Política da  Informação, Comunicação e Cultura da Sociedade Brasileira de Estudos  Interdisciplinares de Comunicação (INTERCOM) e editor da revista acadêmica Eptic On Line.

Além disso, membro do Conselho Editorial de diversos periódicos acadêmicos, do Brasil e do exterior. Presidiu o Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil), coordenou o GT de Economia Política e Políticas de Comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação  em  Comunicação (Compós) e integrou o Conselho Consultivo da Intercom.

Ações do documento